A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou nesta terça-feira (5) o edital do Processo Seletivo Vestibular 2020.1 para os cursos de dança/licenciatura; música/bacharelado – canto; música/bacharelado – instrumento e música/lLicenciatura. As inscrições estão abertas até o dia 24 deste mês no site da Covest, sendo a taxa no valor de R$ 35, que deve ser paga até o dia 25 deste mês. Os candidatos interessados na isenção da taxa devem fazer a solicitação até esta quarta-feira (6).

São oferecidas 30 vagas para o curso de dança/licenciatura; quatro para música/bacharelado – canto; 18 para o curso de música/bacharelado – instrumento e 60 vagas para o curso de música/licenciatura. Metade das vagas de cada curso está destinada a estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, que obtiveram o certificado de conclusão do ensino médio com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por meio do Encceja ou exames de certificação de competência ou de avaliação realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

O processo seletivo tem duas etapas para o curso de dança, e três etapas para cursos de música. Em todos os casos, a primeira fase é composta pelas provas do Enem. Os candidatos às vagas de música terão que realizar um Teste de Habilidade Específica (THE), por meio de envio de vídeo e também presencialmente, e também, no dia 15 de dezembro, serem submetidos a provas de Percepção Musical e Teoria Musical (pela manhã) e de Solfejo (à tarde).

Para os candidatos às vagas de dança, haverá um Teste de Habilidade Específica, com avaliação individual do candidato, nos dias 9 e 10 de dezembro, e entrevista individual, no dia 11 de dezembro. O resultado, em todos os casos, será divulgado até o quinto dia útil após a divulgação das notas do Enem 2019, previsto para janeiro de 2020.