No primeiro dia de provas da segunda etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 2), da Universidade de Pernambuco (UPE), os candidatos responderam questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Nesta segunda (2), é dia de provas de biologia, química, história, geografia e sociologia.

O domingo (1º) terminou com 1.311 candidatos faltosos, o que equivale a 6,65% do total de inscritos, que foi um total de 19.704. Apenas um candidato foi eliminado por porte de celular no local de testes, na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ginásio Pernambucano.

A UPE divulgou, nesse domingo, o caderno de provas e o gabarito preliminar do primeiro dia do SSA 2. O desempenho individual dos estudantes nas duas fases do seriado (SSA 1 e SSA 2) será divulgado até o dia 15 de março de 2020, apenas no sistema de inscrição.

Etapas

O Sistema Seriado de Avaliação é composto por três fases. No primeiro ano do ensino médio, os estudantes participam do SSA 1. O SSA 2 e SSA 3 são voltados para alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio, respectivamente .Para conseguir uma boa nota ao final do processo, os estudantes precisam ter conquistado bons índices de rendimento nos três anos de provas.

A nota para concorrer a uma vaga da universidade pelo SSA só é obtida ao concluir todo o processo, ou seja, da realização das três etapas. Para o cálculo da nota final, os resultados do SSA 1 e do SSA 2 são multiplicados por três. Já a nota do SSA 3 é multiplicada por quatro. Os resultados dessas três contas são somadas e divididas por dez. O cômputo dessa operação é a nota final do candidato, com a qual ele concorre a uma vaga na UPE.

Confira os comentários de professores do Colégio Núcleo sobre o primeiro dia do SSA 2:

Matemática, por 
Geraldo Silveira, Felipe Borba, Gabriel Soares, Fernando Sánchez e Cláudio Thor

A prova apresentou boa distribuição de conteúdo contemplando basicamente todo o programa exigido e com questões  bem tranquilas e acessíveis, textos bem diretos e questões sem muitos cálculos. Houve três questões envolvendo geometria espacial, uma de análise combinatória, uma de probabilidade, duas de médias, uma de progressão aritmética, uma de regra de três (escalas) e uma de notação científica. De modo geral, a prova foi bem elaborada com problemas diretos e de rápida resolução. Com certeza o fera conseguiu resolver toda a prova com muita tranquilidade.

Língua portuguesa, por Kelly Pimentel

Que prova linda! A banca este ano nos surpreendeu com um número maior de questões de Literatura na prova do SSA 2. Com exceção do Naturalismo, todas as escolas literárias do século XIX foram abordadas. É importante destacar que apenas um dos filmes da listagem caiu na prova: uma relação entre a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas e o filme nacional de 2001 sobre o mesmo livro. Ademais, é preciso parabenizar os elaboradores pela linda questão sobre a representatividade feminina na literatura e a relação com história da heroína conhecida nos quadrinhos como Mulher Maravilha acerca da perspectiva do papel da mulher na contemporaneidade. O aluno Núcleo, com certeza, sentiu-se muito tranquilo, todo o conteúdo foi bastante discutido em nossas aulas e em nossa revisão ao longo do mês de novembro.

Física, por Isaac Soares, Luiz Neto Coimbra, Raphael Vieira, Airton Maciel, Luiz Neto e Wellington Jesus

A prova de física, do sistema seriado da segunda fase, apresentou a seguinte distribuição de conteúdos: quatro questões contemplaram o tema de óptica geométrica e as outras seis foram divididas em dilatação, calorimetria e termodinâmica, alternando entre questões qualitativas e quantitativas. A prova conseguiu avaliar bem os alunos. Parabenizamos a banca da UPE por estar elaborando excelentes provas.

Inglês, por Rodrigo Sitaro

A prova de inglês do SSA 2 trouxe duas temáticas textuais. A primeira temática abordou uma curiosidade sobre o aluguel de carros no Japão. Naquele país, os consumidores alugam carros não somente para dirigir, mas para procurarem um lugar tranquilo para tirar cochilos dentro dos carros. Essa temática trouxe 3 questões. Duas interpretativas e uma questão gramatical, abordando tempos verbais.

O segundo texto trouxe a temática sobre aves migratórias e o que elas podem nos dizer sobre sustentabilidade. Geralmente, esse tipo de ave busca locais saudáveis e preservados para estabelecer seus ninhos para procriação. O texto defende a importância de se entender a relação entre preservação ambiental e a viagem que tais aves fazem no contexto da sustentabilidade. Das três questões sobre esse texto, duas foram interpretativas e uma abordou tópicos gramaticais contextualizados.

A prova explorou, fundamentalmente, a capacidade de interpretação do candidato, mas também aprofundou assuntos clássicos da gramática normativa inglesa de forma contextualizada.

Espanhol, por Saulo Barroso

A prova de espanhol contemplou a compreensão textual e conhecimentos gramaticais contextualizados, de acordo com análise de cada um. Neste ano, a prova trouxe dois textos, dos quais o primeiro; “Importancia de la Lectura”, apresentou o universo da leitura e a pluralidade de seus bônus e formatos de contemplação. O mesmo serviu de base para questões em que o  aluno tivera que mostrar uma compreensão global e específica sobre o tema. Bem como, uma questão gramatical contextualizada.

No texto seguinte; “El misterio de las palabras “intraducibles”, as duas questões exigiram atenção e paciência na análise textual. Dois textos bem direcionados aos alunos que se dedicaram à leitura e suas peculiaridades de compreensão, bem como ao uso da gramática contextualizada.

Filosofia, por Serafim Gomes

As questões foram bastante claras e objetivas. Entretanto, as provas do SSA 2 vêm pecando pela falta de critério nos conteúdos. Se nos dois últimos anos apareceram questões sobre Kant, Sartre e Filosofia da Ciência, este ano, foram abordadas questões sobre Filosofia Clássica (Pré-socráticos e Sócrates). Essa falta de critério acaba prejudicando os alunos.