Estudantes de todo o país têm relatado nesta terça-feira (21), primeiro dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estão com dificuldades de acessar a plataforma que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos para 237.128 vagas em cursos de graduação de 128 universidades e institutos públicos de todo o país. Em Pernambuco, são 14.931 vagas.

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada enfrentam lentidão. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, a “instabilidade ocorre devido ao grande número de acessos”. A expectativa é que o serviço se normalize ainda nesta terça. Pela manhã, o ministro Abraham Weintraub postou um vídeo em seu perfil no Twitter e afirmou que o Sisu estava “rodando normalmente” e já haviam sido feitas “quase 500 mil inscrições”.

Pelas redes sociais, vários candidatos informam que não estão conseguindo concluir a inscrição na tarde desta terça. “Eu desisto do Sisu, eu vou lá e depois de muita luta consigo entrar, vou selecionar minha primeira opção procurando o curso que eu quero e aparece que não tem no meu estado (RJ, pasmem), aí vou selecionar por estado e aparece. Clico no Curso e o site fecha (sic)”, relatou um candidato do Rio de Janeiro.

Em Pernambuco, um participante do Enem 2019 que quer cursar cinema na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) disse que a lista de instituições com vagas no Sisu não carrega e, por isso, ele não consegue concluir o processo. “Quero fazer a inscrição no primeiro dia para ir acompanhando nas notas de corte, mas não consigo”, afirmou o candidato que não quis se identificar.