Interessados em trabalhar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como certificadores de procedimentos têm até as 23h59 desta terça-feira (13), para se inscrever no processo seletivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os selecionados irão integrar a Rede Nacional de Certificadores (RNC) e serão responsáveis por certificar in loco a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do Enem. A versão impressa do exame está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

As inscrições para a RNC devem ser feitas exclusivamente pela internet. Após o cadastramento, os candidatos que atenderem aos requisitos previstos em edital serão convocados para capacitação a distância, promovida pelo Inep. No treinamento, os participantes serão instruídos sobre normas, procedimentos e critérios técnicos da rede. A divulgação da relação de colaboradores convocados para o curso deve ocorrer até 30 de outubro, como prevê o edital que subsidia a seletiva. É importante destacar que o candidato será considerado apto somente após a participação e a aprovação nas atividades desenvolvidas no curso, com o mínimo de 70% de aproveitamento.

Requisitos – Entre outros requisitos para atuar como certificador do Enem, o candidato deve ser servidor público (efetivo e em exercício) do Poder Executivo Federal ou ser docente (em exercício) das redes públicas de ensino estaduais e municipais, além de estar devidamente registrado no Censo Escolar 2019. É necessário ter formação mínima em ensino médio e não estar inscrito como participante no Enem 2020. Não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos no exame.

Certificadores – Além da certificação in loco da realização dos procedimentos corretos de aplicação do Enem, os certificadores também devem registrar, em sistema eletrônico, as informações coletadas e informar ao Inep possíveis inconsistências identificadas. A atividade desenvolvida pelo colaborador terá o valor de R$ 342 por dia.

Coronavírus – Em função da pandemia da Covid-19, o edital que subsidia o processo seletivo para a RNC estabelece, ainda, que os colaboradores portem, obrigatoriamente, nos dias de atuação, álcool em gel, além de usarem máscaras para proteção contra a Covid-19. Será proibida a entrada do certificador no local de aplicação sem a máscara de proteção facial.

Acesse o edital

Acesse o edital de prorrogação do período de inscrições

Faça sua inscrição