Os responsáveis pelas instituições de ensino têm até esta sexta-feira (30) para conferir e, se necessário, retificar os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2020. Esta é a última oportunidade para as escolas realizarem alterações nas informações declaradas. Neste período, as escolas também podem complementar informações que não tenham conseguido declarar no período de coleta. Encerrado o prazo para retificações, não será mais possível alterar os dados declarados.

Os dados podem ser conferidos por meio dos relatórios disponíveis no Sistema Educacenso. Vale ressaltar que determinados relatórios só podem ser visualizados ao selecionar uma escola no sistema. Trata-se das relações de alunos vinculados, exclusivamente, a turmas de atividade complementar, de atendimento educacional especializado e de curso de formação inicial e continuada concomitante. É importante lembrar que matrículas dessa natureza serão desconsideradas para as estatísticas oficiais e para o repasse de recursos, caso não seja informado o vínculo do aluno na escolarização.

Secretários – Os gestores dos sistemas estaduais e municipais de educação devem acompanhar todo o processo censitário, com o objetivo de zelar pelo cumprimento dos prazos.

Resultados finais – A divulgação dos resultados finais do Censo Escolar, das sinopses estatísticas, com todas as redes de ensino de forma contextualizada, bem como a publicação dos microdados estão previstas para janeiro de 2021. O Censo Escolar 2020 também será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e, como previsto em lei, servirá como base à destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. 

Veja os dados preliminares do Censo Escolar 2020

Confira no Educacenso dados preliminares do Censo Escolar 2020

Veja a portaria publicada no DOU

Outras informações do Censo Escolar