A partir das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas de 2015 a 2019, o Quero Bolsa e o Poliedro prepararam um estudo que aponta quais os principais conteúdos que caíram no Enem nos últimos anos. Assim, o aluno pode priorizar as principais matérias e focar naquilo que é mais importante. Foram analisadas todas as questões dos quatro cadernos das provas entre das últimas cinco edições do exame.

Na prova de ciências humanas e suas tecnologias, o principal conteúdo foi geopolítica. No caderno de ciências da natureza e suas tecnologias, conteúdos de química. No caderno de linguagens, códigos e suas tecnologias, aparecem mais conteúdos de estudos literários. Já em matemática e suas tecnologias, o assunto mais abordado é álgebra.

Ciências humanas

Com 50,7% das questões da prova, foi observado que conteúdos de geopolítica, denominados “Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado”, foram os principais assuntos da prova em si. Dentro dele, se destacam temáticas de: cidadania e democracia na antiguidade; estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa; revoluções sociais e políticas na Europa Moderna; formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial e As lutas pela conquista da independência política das colônias da América.

Ciências da natureza

No caderno de ciências da natureza, o principal conteúdo cobrado foi de química, com 35%. Dentro dele, se destaca a cobrança de conteúdos de ligações químicas, polaridade e forças (13,8% do total de química) e reações orgânicas (11,3%). O menos cobrado foi aminoácidos, proteínas, lipídeos e carboidratos (1,0%). Conteúdos de física apareceram em 35% das questões e de biologia em 33%.

Linguagens

No caderno de linguagens, códigos e suas tecnologias, o principal assunto cobrado foi do estudo do aspecto do texto literário, com 17,8%. Ele é definido como “Relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos”.

Matemática

O principal conteúdo cobrado em matemática e suas tecnologias foi o do conhecimento algébrico, com 29,9%. Ele se caracteriza por gráficos e funções; funções algébricas do 1º e 2º graus; polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; reações no ciclo trigonométrico; funções trigonométricas. Dentro dele, se destacam grandezas proporcionais e médias algébricas, com 17,3%.