Vinte equipes de estudantes do Colégio Núcleo estão na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. A instituição quebrou o próprio recorde e está com o maior número de equipes na final da ONHB no estado. Entre as 421 equipes finalistas, 55 são de Pernambuco e 20 delas são compostas por alunos do Núcleo.

“Essa é uma das olimpíadas mais interessantes do país e quebramos nosso próprio recorde com as 20 equipes na final, sendo duas delas de alunos ainda do Fundamental e competindo com estudantes até o 3º ano de todo o Brasil”, comemora o diretor do colégio, Gilton Lyra. O resultado final dos medalhistas será divulgado no próximo dia 22 de novembro.

A participação na ONHB ocorre por meio de equipes formadas por um professor e três alunos – a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Durante a competição, os estudantes precisaram realizar tarefas de forma colaborativa, em curtos intervalos de tempo, e elaboraram um livro com uma crônica temática, unindo os conhecimentos sobre história e sociedade aos da literatura. “São atividades diferenciadas que envolvem muitas áreas do conhecimento e temas das atualidade”, explica a diretora Olímpica e de intercâmbio do Núcleo, Thatiana Stamford.

Na 5ª fase da competição, eles receberam o desafio de elaborar uma crônica jornalística e deveriam escolher entre os temas: violência de gênero, preconceito religioso, genocídio das populações indígenas e genocídio das populações negras. “A ONHB é muito interativa e bem diferente de outras competições nacional por ser uma das mais longas que existe, com sete fases no total. Então o ritmo é bastante intenso para nossos alunos”, aponta Thatiana. “A partir das atividades eles desenvolvem o senso crítico, o trabalho em grupo, argumentação, interpretação e tudo isso é muito enriquecedor para o desempenho e preparo para futuras avaliações”, completa.  “Só quem participa na ONHB sabe a evolução que um estudante passa”, completa.

De acordo com a organização, a competição iniciou em setembro com 69,8 mil inscritos de todo país, um total de 17,4 mil equipes. Por causa da pandemia, o projeto foi adiado e adaptado para uma versão totalmente online.

Alunos do 8º ano do Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio estão na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Foto: Colégio Núcleo/Divulgação