A dois meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, participantes podem acessar diversos conteúdos para se prepararem para esta edição do exame. Responsável pela aplicação do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza uma série de materiais que servem de suporte aos estudos de quem vai realizar as provas do Enem. Exame está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas para o Enem 2020. Desse total, 5.783.357 correspondem a inscritos na versão impressa do exame, enquanto 96.086 pessoas optaram por fazer a versão digital.

No portal do instituto, é possível ter acesso às provas e aos gabaritos das edições anteriores, além da Matriz de Referência do Enem, que determina o que será avaliado em cada área do conhecimento. Além disso, o Inep disponibiliza a Cartilha do Participante, com orientações a respeito da redação do exame. No material, há dicas sobre estrutura do texto, explicações sobre a correção, critérios usados na distribuição dos pontos e exemplos de redações nota 1000. Os participantes também podem conferir o manual de correção — uma novidade para o Enem 2020. Pela primeira vez, o Inep disponibilizou as apostilas de capacitação dos corretores de redação, elaboradas para a edição anterior.

Acessibilidade – Por meio da Plataforma Videoprova em Libras, ainda é possível acessar todas as questões das provas passadas em Língua Brasileira de Sinais. A Cartilha do Participante, com orientações sobre a redação, também possui uma versão direcionada à comunidade surda que tem Libras como primeira língua. Os participantes podem acessar o material pelo canal do Inep no YouTube. Ao todo, 52.598 pessoas solicitaram, em geral, algum tipo de atendimento especializado para o Enem 2020. Desse total, 1.353 declararam ser surdos e 2.487 informaram possuir deficiência auditiva.

Canais de informação – Entre os canais de informação sobre o exame, encontra-se o aplicativo do Enem, que reúne dados da inscrição, cronograma e alertas, além de permitir que o participante confira o local de prova e, após o exame, tenha acesso ao gabarito e ao resultado. No aplicativo, o participante pode realizar um simulado do exame. Já no site do Enem, é possível verificar cronograma, dicas para antes, durante e depois da prova, além de ter acesso a um espaço com as perguntas frequentes sobre o exame. No Sistema Enem, o participante também pode acessar diversas informações desde o momento da inscrição até a divulgação dos resultados. A página do Enem, no portal do Inep, reúne toda a legislação do exame, além de outros documentos.

Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Acesse as provas e os gabaritos de edições anteriores

Acesse a Matriz de Referência do Enem 

Acesse o Manual de correção da redação 

Acesse as Cartilhas do Participante

Estude pelas questões da videoprova em Libras

Confira a playlist Enem em Libras | Canal do Inep no Youtube

Acesse a Página do Participante

Acesse o site do Enem

Baixe o aplicativo do Enem

Acesse o Perguntas Frequentes do Enem

Saiba mais sobre o Enem