Por EuEstudante

De acordo com os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2020, publicados no Diário Oficial da União (DOU) no último dia do ano passado, houve queda de 650 mil matrículas nas escolas públicas do país.

O balanço de 2019 registrou 36,6 milhões de estudantes nos colégios públicos do país, enquanto o de 2020 contabilizou 35,9 milhões.

A queda foi de 1,7%. O resultado não foi impactado pelo fechamento de escolas devido à pandemia, pois os números foram colhidos no início de ambos os anos.

Os dados são respectivos à rede pública e referem-se às matrículas em creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio (integrado e normal magistério), ensino regular, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. A divulgação final com a inclusão dos dados da educação particular está prevista para o fim de janeiro de 2021.

As principais baixas são referentes às matrículas da rede pública no ensino fundamental integral do 6° ao 9° ano (30,4%), ensino fundamental integral do 1° ao 5° ano (21,21%) e matrículas na educação de jovens e adultos (10,15%). Houve aumento nas matrículas de ensino médio integral (21,51%).

O Censo Escolar atua no sentido de coletar informações a respeito da educação básica em colaboração com as secretarias estaduais, municipais e escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

O levantamento é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é referência para a destinação anual dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).