Na prova de história, as questões relacionadas ao tema “Idade Contemporânea” são as mais cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 19,8%. “Brasil Colônia” (12,6%), “Brasil Império” (11,9%), “História Política” (9,1%) e “Patrimônio Histórico-Cultural e Memória” (7,5%) completam a lista dos cinco assuntos mais frequentes nesta disciplina.

Em Geografia,  questões de “Geografia Agrária” aparecem em primeiro lugar (17,6%), seguidas por “Meio Ambiente” (17,1%), “Questões Econômicas e Globalização” (12,6%), “Geografia Urbana” (10,3%) e “Geografia Física” (10%).

Os dados fazem parte do levantamento Raio x do Enem, realizado pelo SAS Plataforma de Educação, com base nas provas de 2009 a 2019, que pode servir como um roteiro de estudos para os candidatos nesta reta final.

A apresentação completa com as demais disciplinas está disponível no portal SAS no ENEM, onde o candidato também encontra vídeos e textos com dicas de estudo e pode testar seu desempenho por meio de um simulado on-line com questões reais da prova.