Os estudantes pernambucanos que participaram da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (17), primeiro dia de aplicação da avaliação, encontraram várias questões que faziam referência a artistas ou acontecimentos locais. O cantor pernambucano Lenine, o escritor recifense Manuel Bandeira e a Revolução de 1817, ocorrida no estado, foram citadas em questões das provas de Linguagens e de Ciências Humanas.

A música Leão do Norte, de Lenine, apareceu na prova de Linguagens. Versos como “Sou o coração do folclore nordestino. Eu sou Mateus e Bastião do Boi-bumbá. Sou o boneco de Mestre Vitalino, dançando uma ciranda em Itamaracá” estavam no quesito 27, que perguntava sobre as diferentes manifestações culturais exaltadas pelo artista. Na questão 24, um trecho do livro Itinerário de Pasárgada, a autobiografia do escritor Manuel Bandeira, é citado. Os candidatos precisavam responder a função da linguagem predominante no fragmento usado pelo Enem.

A Revolução de 1817 foi tema da questão 53, na prova de Ciências Humanas. “O movimento sedicioso ocorrido na capitania de Pernambuco, no ano de 1817, foi analisado de formas diferentes por meios de comunicação daquela época”, citou a questão, referindo-se a textos publicados no Correio Braziliense e na Gazeta do Rio de Janeiro.

Outras questões

Também apareceram na prova deste domingo do Enem o cartaz do filme Que horas ela volta?, em uma questão sobre variedade linguística recorrente na fala dos brasileiros. A canção Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, foi usada em uma questão sobre tipos textuais. A incorporação de um trecho da obra para flauta solo de Johann Sebastian Bach na música Bum bum tam tam, de MC Fioti, também foi tema de questão do Enem 2020.    

Redação

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano foi “O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira”, conforme divulgou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos tiveram até as 19h para concluir as primeiras provas, aplicadas neste domingo. Os participantes fizeram as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, além da redação.