Lula sobe no palanque do PT e avisa: “os meus inimigos ainda vão me ver por muito tempo”

...

O ex-presidente Lula mandou recados para amigos e principalmente para os “inimigos” no seu retorno às campanhas de rua.

Nesta sexta, em Belo Horizonte (MG), onde foi reforçar a campanha do ex-ministro Patrus Ananias, disparou:

“Estou feliz de estar em Belo Horizonte para dizer aos meus amigos que voltei e aos meus inimigos que ainda vão me ver por muito tempo”.

A frase abriu o o discurso de Lula no comício que foi o primeiro que ele participar após se tratar do câncer de laringe.

Sobre as eleições em Belo Horizonte, onde PT e PSB estão rompidos, assim como no Recife, ele ressaltou:

“Tem muita gente que fala que é tocador de obra, que sabe fazer ponte. Isso é bom, mas muito melhor é alguém que sabe conversar com o povo, é alguém que sabe cuidar do povo. Quem sabe melhor das pessoas que Patrus Ananias?”.

O tom reflete o que vem sendo dito nos bastidores – que Lula está incomodado com o rompimento do PSB com o PT, principalmente no Recife, onde o governador Eduardo Campos (presidente nacional da legenda socialista), lançou candidato próprio a prefeito confrontando com o projeto petista.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula – informações: facebook.com/Lula

Daniel Coelho ganha ou perde ao exibir depoimento de Fernando Henrique no guia?

...

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu as caras no guia de TV do Recife. Apareceu pedindo votos para Daniel Coelho, candidato do PSDB a prefeito da cidade.

A atitude de expor um ex-presidente que foi “enxotado” de campanhas passadas na terra de Lula, revela coragem de Daniel. Significa, quem sabe, a necessidade de ele mostrar que “tem lado” – qualidade rara na fauna política.

Mostra ainda que ele tem uma atitude bem díspar dos caciques tucanos Geraldo Alckmin e José Serra que, em campanhas passadas,  esconderam FHC.

Enquanto Lula aparece diariamente na propaganda de Humberto Costa, prefeiturável do PT, e é “usado” na publicidade de Geraldo Julio, do PSB, Daniel arruma um padrinho que em tese pode lhe tirar pontos.

Trata-se apenas de uma possibilidade porque o próprio PT, por meio do governo petista da presidente Dilma, tem tratado de retirar o estigma da demonização de cima de FHC.

Além disso, Fernando Henrique não deve estar tão vivo assim na memória de jovens eleitores que vêm se engraçando por Daniel.

Tenho amigos com filhos entre 16 e 20 anos que têm comentado sobre a crescente afinidade da garotada com o tucano.

Para esse povo que tinha entre seis e dez anos quando o PSDB deixou o Planalto, FHC não deve ser tão feio quanto o lulismo pintou entre 2003 e 2010.

Aguardemos pois as reações de eleitores  (as redes sociais são o melhor termômetro) e das pesquisas (o termômetro que interessa de fato à campanha tucana).

De concreto, conclui-se que Daniel pode cometer muitos e variados pecados, como a grande parte dos políticos. Menos o da omissão.

Foto: tucano.org.br

Caetano e Chico Buarque farão show em favor da campanha de Marcelo Freixo, no Rio

...

Padrinhos de altíssimo gabarito como estes poucos têm.

O candidato a prefeito do Rio pelo PSOL, Marcelo Freixo, conta com o respaldo dos dois.

Caetano Veloso e Chico Buarque, mestres da Música Popular Brasileira, estão envolvidos na campanha.

E o apoio não se resume ao mero ref0rço de palanque ou a uma eventual presença em ato público.

Os dois farão um show para arrecadar fundos para a campanha de Freixo.

O evento acontecerá no dia 11 de setembro, no Oi Casa Grande, como anunciou Caetano nesta quinta-feira. Informações do Estadão.

Freixo é o segundo colocado nas pesquisas. Conforme o Datafolha (dados desta quarta-feira, 29.08), ele tem 13% das intenções de voto. O atual prefeito, Eduardo Paes tem 53%.

Nunca é demais lembrar que a apresentação em lugar fechado com o intuito de arrecadar fundos para campanha é diferente de showmício, prática proibida pela Justiça Eleitoral.

No showmício, o candidato pagava para ter o artista como atração do seu palanque. E, claro, com cantores famosos, os atos públicos eram um grande sucesso.

Caetano e Chico recorrerão à mesma tática utilizada por apoiadores de campanha que promovem almoços ou jantares para levantar recursos para seus candidatos.

Nestes encontros, os convidados são convocadoas a desembolsar um valor conhecido como taxa de adesão – tudo dentro da lei.

Os cantores, ao invés de comida, oferecerão música da melhor qualidade. Alimento para a alma e para a conta de campanha de Freixo.

Foto: www.facebook.com/colecaocaetano/photos

Datafolha: Kassab e João da Costa são os dois prefeitos com pior avaliação do país

kassabO prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), continua com a pior nota média (4,7) entre seis capitais brasileiras, aponta pesquisa de aprovação do Datafolha publicada nesta quinta-feira (30) no jornal Folha de S. Paulo.

A avaliação positiva da gestão Kassab, no entanto, subiu para 24%, quatro pontos percentuais a mais desde o último levantamento, realizado em julho.

O índice é o mesmo do governo do petista João da Costa, prefeito do Recife, que tem a nota média 5,1. A reprovação do governo também teve uma ocilação em relação à última pesquisa, passando de 39% para 36%.

Comentário meu: Nesta história toda, uma sutil diferença chama a atenção: mesmo com avaliação pífia, Kassab foi disputadíssimo em São Paulo. Já João da Costa foi escanteado pelo PT no Recife.

O mesmo PT que chegou a cortejar o prefeito da capital paulista em busca de reforço para o palanque de Fernando Haddad, prefeiturável petista naquela cidade. Não conseguiu e se abraçou com Maluf.

joao da costaA melhora na avaliação de Kassab coincide com o início do horário eleitoral gratuito na televisão, no último dia 21. O prefeito tem sido citado e participado da propaganda eleitoral do candidato José Serra (PSDB), atualmente segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto.

O mais bem avaliado é Márcio Lacerda (PSB), prefeito e candidato a reeleição em Belo Horizonte, que é avaliado por 59% como “ótimo/bom” e tem nota 6,7.

Em segundo lugar está o também candidato a reeleição Eduardo Paes (PMDB), do Rio de Janeiro, que tem 50% de aprovação e nota 6,6.

Seguem José Fortunati (PDT), de Porto Alegre, com 43% e nota 6,2, e Luciano Ducci (PSB), de Curitiba, com 42% e nota 5,9. A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de agosto. As informações são do iG.

Diante da disparada de Geraldo, estratégias e discursos de PT, PSDB e DEM serão repensados?

alto A campanha para prefeito do Recife entra num momento crucial. O candidato do PT, Humberto Costa, que liderava as pesquisas, recuou.

O do PSB, Geraldo Julio, que largou em quarto lugar, hoje está empatado com o petista.

Ainda que a queda de Humberto não represente um decréscimo espantoso, observa-se que o candidato parece ter começado a campanha já no teto, uma vez que não tem conseguido avançar.

Ao mesmo tempo, o socialista surpreendeu pela disparada. Aparentemente ganhou pontos em cima da queda vertiginosa de Mendonça Filho (DEM). Todavia, o que pesa nesta história toda é que ele entrou no jogo pra valer.

E daí? Daí que os concorrentes devem estar refazendo estratégias para impedir que Geraldo continue a subir.

Claro que as reflexões feitas e os caminhos que devem ser seguidos serão mantidos sob sete chaves. Afinal o jogo é de campeonato e o segredo pode ser uma arma nesse embate.

No entanto, observa-se desde já que muito do que foi feito ou dito não surtiu efeito.

interAssim sendo, tem-se a expectativa de que parte do que foi visto até agora caia em desuso ou, quem sabe, passe a ser utilizado com outra intensidade.

De todo modo, conclui-se o seguinte:

a) A história de que o governador Eduardo Campos (padrinho de Geraldo) traiu o ex-presidente Lula ainda não deu resultado para o PT.

Ou a “denúncia” não está clara – não foi dita com todas as letras na TV, por exemplo – ou simplesmente não está interessando ao eleitor.

b) Do mesmo modo, classificar Geraldo Julio de despreparado, inexperiente e sem história política também não vingou.

O socialista é apresentando pelo governador, seu principal cabo eleitoral e avalista, como um gestor capacitado, ágil, eficiente e capacitado a montar e liderar equipes.

Soma-se a isso o fato de que o discurso do PT, DEM e PSDB (o candidato é Daniel Coelho) perde força diante do que aconteceu com Dilma Rousseff, uma técnica que comanda um governo aprovadíssimo.

c) Além da estrutura e riqueza da campanha, o grande tempo do guia de rádio e TV e a imensa quantidade de inserções, bem superiores aos dos demais candidatos, devem estar fazendo a diferença em favor de Geraldo.

Contra isso, porém, os concorrentes não têm o que fazer, além de torcer para que a campanha socialistas cometa erros.

Mensalinho tira direito de disputar eleição. Mensalão dá cadeia mesmo

Os dois ex-presidentes da Câmara se deram mal nos julgamentos a que foram submetidos nesra quarta-feira. Severino Cavalcanti (PP) não conseguiu reverter a impugnação da candidatura a prefeito de João Alfredo.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) confirmou a cassação do registro imposta pela Justiça Eleitoral do município, que enquadrou o pepista na Lei da Ficha Limpa.

Em 2005, ele renunciou ao mandato de deputado federal na época do escândalo do “mensalinho” – esquema em que ele ganhava dinheiro nos contratos de exploração de um restaurante na Casa.

Por sua vez, João Paulo Cunha (PT), acusado de envolvimento no mensalão, foi condenado no Supremo Tribunal Federal por peculato e corrupção passiva.

Geraldo surpreende e empata com Humberto. Mendonça despenca. Daniel avança e corre por fora

...

Empate. A pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta à noite pela TV Globo, mostra Humberto Costa (PT) e Geraldo Julio (PSB) disputando cabeça a cabeça o eleitorado do Recife.

Ambos têm 29% das intenções de voto para prefeito da cidade.

Mendonça Filho (DEM) aparece com 9% e Daniel Coelho (PSDB) com 12%.

Geraldo vem traçando uma linha ascendente nas pesquisas (estava com 7% em julho). Humberto tem caído (tinha 35%) e Mendonça despencado (estava com 22%). Daniel em movimento contrário, cresceu (contava com 8%).

Na Vox Populi, divulgada nesta quarta pela Band, Geraldo assume a dianteira, com 31%. Humberto surge com 28% e Mendonça com 11%. Daniel Coelho vem em seguida com 9%.

Ainda faltam 40 dias para a eleição. Mudanças, claro, podem acontecer.

O PT deve concentrar esforços para recuperar terreno. O ex-presidente Lula pode finalmente aparecer para pedir votos pessoalmente para Humberto.

Mas, ao mesmo tempo, o PSB não deve baixar a guarda. Se o candidato correr algum risco, o governador Eduardo Campos pode intensificar sua atuação na campanha. O partido trabalha, inclusive, para vencer ainda no primeiro turno.

Quer dizer, de agora em diante, a disputa, polarizadíssima entre socialistas e petistas, será a ferro e fogo.

Correndo por fora, Daniel Coelho tende a ganhar terreno e pode ser decisivo para a ocorrência do segundo turno. Resta saber de quem ele vai tirar votos.

Mesmo divindindo a gestão do Recife com o PSB, o PT assume o papel (vago) de oposiçao ao governo Eduardo

luvaO PSB conhecia, até o início desta campanha, muito pouco do incômodo que uma oposição pode causar.

O governo de Eduardo Campos, cuja aprovação é imensa, assim como a base na Assembleia Legislativa, enfrentou raros revéses.

Um dos poucos espisódios a fustigá-lo foi a série de denúncias de irregularidades na contratação de empresas para a realização de eventos artísticos por parte da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

As acusações apontaram o desvio de mais de R$ 57 milhões e geraram processos de investigação no tribunal de contas do estado e na esfera nacional (havia dinheiro do Ministério do Turismo).

Pois agora, além de federalizada, a campanha para prefeito do Recife se “estadualizou” e o PSB começa a sentir efeitos da oposição que parte do PT.

O partido, que disputa o Executivo da capital com os socialistas, vem esquentando o discurso e o governo Eduardo Campos já está no alvo.

Numa denúncia apresentada nesta quarta-feira à 5ª Zona Eleitoral, o PT pede a impugnação do candidato a prefeito do PSB, Geraldo Julio, argumentando que o governo estadual tem “casado” a publicidade institucional com a propaganda eleitoral do prefeiturável.

O governador vem aparecendo diuturnamente na campanha de TV e rádio de Geraldo. Avaliza o candidato que, afinal, é apresentado como o homem que fez de um tudo e algo mais no governo de Pernambuco.

O PT decidiu comprar a briga por entender que o governo associa de propósito os comerciais – especificamente o que trata de saúde – para beneficiar o candidato socialista.

Nunca é demais lembrar que PT e PSB estão juntos na Prefeitura do Recife. O prefeito é o petista João da Costa e o vice, o socialista Milton Coelho.

Ainda assim, dividindo a mesma gestão,  disputam o poder na cidade. E, neste processo, renegam, em intensidades diferentes, a administração que comandam.

Na luta para manter a hegemonia na cidade, o PT, que tirou João da Costa do páreo, age como se escondesse o atual governo.

O PSB não ataca de modo direto, mas, quando diz que a capital está estagnada, que não anda no ritmo de Pernambuco, e que, por isso, é preciso “um novo prefeito para um novo Recife”, atinge frontalmente o governo João da Costa e o modo petista de governar.

A cada dia o Blog volta ao assunto “enfrentamento entre PT e PSB”. É inevitável: o embate vem pondo fogo na campanha do Recife e rouba os holofotes.

A priorização para o debate dos problemas da cidade, como tanto prega o PSB, não se dá de modo efetivo.

Isso porque os petistas tocam em pontos fracos dos socialistas – espalham que o ex-presidente Lula está aborrecido com Eduardo – e estes reagem. Na defesa e no ataque.

E a peleja está apenas na fase inicial. O ringue está armado e os combatentes já ocupam seus postos. O PSB até tenta acreditar que os rounds com o PT serão pontuais. Apenas durante a campanha.

Mas o acirramento de ânimos que se vê nos concorrentes nos faz pensar que nem tão cedo as luvas serão penduradas.

Dois ex-presidentes da Câmara no banco dos réus nesta quarta. Um se envolveu no mensalinho. Outro, no mensalão

severinoDois ex-presidentes da Câmara dos Deputados ocupam o banco dos réus na tarde desta quarta-feira. Um no Recife, outro em Brasília.

No Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) Severino Cavalcanti (PP) terá um recurso contra a impugnação julgado pela corte. Ele é candidato à reeleição e João Alfredo, onde é prefeito.

No Supremo Tribunal Federal, João Paulo Cunha, acusado de envolvimento no mensalão terá o destino decidido pelo tribunal. A votação foi iniciada nesta terça e prossegue na tarde desta quarta.

jpSeverino teve negado o direito de disputar a reeleição pelo juiz eleitoral de João Alfredo, Hailton Gonçalves da Silva, que enquadrou o ex-parlamentar na Lei da Ficha Limpa.

O ex-deputado renunciou ao mandato de deputado federal na época do escândalo do “mensalinho”, em 2005 (lembre do caso aqui). Na época, ele presidia a Câmara. A manobra foi realizada para evitar uma possível cassação.

João Paulo Cunha é acusado de peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Na última sessão, quatro ministros votaram pela condenação dele. Dois ficaram contra.

Ele presidiu a Câmara em 2003 e 2004. Hoje é candidato a prefeito de Osasco (SP). Se condenado, pode pegar até nove anos de prisão e não mais concorrerá.

O julgamento recomeça com o voto do ministro Cezar Peluso, que se aposentará na próxima semana. Será o último voto do ministro no Supremo.

DEM surpreende, demonstra fôlego e supera partidos governistas em Fortaleza, Salvador e Caruaru

Análise de Marisa Gibson, na coluna Diario Político, nesta quarta (29 de agosto de 2012):

acmRelegado à expressão mais simples em todo o país, o DEM vem ameaçando o PT e o PSB na disputa em duas capitais importantes do Nordeste – Salvador e Fortaleza – e em Pernambuco, se está difícil conquistar a Prefeitura do Recife, tem chance de vencer em Caruaru, principal município do Agreste pernambucano, numa disputa que envolve o prestígio do governador Eduardo Campos (PSB).

Depois de quase dizimado pelo arrastão promovido pelo PSD com a providencial ajuda do PSB, o DEM entrou na disputa municipal absolutamente desacreditado, mas está surpreendendo e prova que tem fôlego de gato.

Pesquisas mostram que em Salvador, o democrata ACM Neto está bem à frente do candidato do PT, Nelson Pelegrino, desafiando o poder do governador Jaques Wagner (PT) e indiretamente a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.

O mesmo acontece em Fortaleza, onde Moroni Torgan vem liderando a preferência do eleitorado, deixando lá atrás os candidatos do PSB do governador Cid Gomes, Roberto Cláudio, e do PT da prefeita Luizianne Lins, Elmano de Freitas.

No Recife, Mendonça Filho com o apoio de apenas dois partidos ainda se mantém em segundo lugar, seguido de perto por Geraldo Julio (PSB), mas é em Caruaru onde o DEM com Miriam Lacerda fustiga o palanque governista, podendo derrotar o prefeito José Queiroz (PDT), candidato à reeleição com o apoio de Eduardo.

É evidente que até 7 de outubro, dia da eleição, ainda tem muito chão pela frente e o cenário pode mudar. Mas o fato é que nesses primeiros dois meses de campanha, o DEM vem conseguindo um feito que ninguém esperava: deixar o PT e o PSB para trás em colégios eleitorais importantes, do ponto de vista regional, algo impensável para petistas e socialistas.