Nordeste lidera conflitos no campo no país

acercadacanaA Comissão Pastoral da Terra divulgou nesta sexta-feira balanço que aponta o Nordeste como a região com o maior número de casos de conflitos no campo no país.

Responde por 43,7% dos episódios do gênero ocorridos no Brasil em 2010. O Norte, com 36,7%, vem em seguida.

Em relação a 2009, os casos cresceram mais de 37%. Os dados mancham com o sangue da miséria o slogan do governo federal, “país rico é país sem pobreza”.

De acordo com a CPT, ainda que tenha se observado uma queda no total de ocupações de terra em 2010, os conflitos no campo só crescem no Nordeste.

Grande parte dos casos envolve comunidades tradicionais e posseiros na luta pela permanência na terra onde sempre viveram.

A quem interessar, o curta Acercadacana, que trata de conflito agrário, será exibido quinta-feira próxima no 15º Cine PE (imagem acima – blogs.maiscomunidade.com).

O filme é assinado por Felipe Peres Calheiros e mostra a história de Maria Francisca Lima, que, há décadas resiste para se manter no seu sítio, em São Lourenço, numa área cobiçada por causa da valorização do álcool combustível. (coluna Diario Político)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>