Aniversário da Lei da Ficha Limpa: temos o que comemorar?

corrupçãoParlamentares, ministros de Estado e convidados vão celebrar nesta quinta-feira na Câmara dos Deputados o primeiro aniversário da Lei da Ficha Limpa.

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), que presidia a Casa à época da apresentação da proposta, também foi convidado. A comemoração ocorrerá no auditório Nereu Ramos.

Tudo muito legítimo. Mas temos muito o que celebrar diante de uma Comissão de Ética da mesma Câmara que se recusa a investigar um deputado como Valdemar Costa Neto (PR-SP)?

Justamente ele que, reiscindente (é réu do mensalão), é, agora, acusado de beneficiar-se de esquemas escusos no Ministério dos Transportes?

Além do mais a Lei da Ficha Limpa, considerado o principal avanço no combate à corrupção na política, aprovada após forte mobilização popular, tem a validade questionada.

Ainda não se sabe se vigorará nas eleições municipais do ano que vem. Isso porque o STF (Supremo Tribunal Federal) ainda precisa julgar se a nova lei fere ou não a Constituição.

 A Ficha Limpa, para quem não se lembra, impede a candidatura de políticos que já foram condenados em 2ª instância em decisões colegiadas.

Em outras palavras, quando o réu recorre do resultado do primeiro julgamento na Justiça estadual ou nos tribunais de contas e é condenado por um grupo de desembargadores ou ministros. (informações da Agência Câmara e R7)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>