Quem conta com um gesto de “altruísmo” de João da Costa, que espere sentado. Hoje, essa possibilidade é zero

...

Até pouco dias atrás, o senador Humberto Costa dizia que a situação da sucessão do Recife não estava resolvida e que esperava do prefeito João da Costa altruísmo e desprendimento.

Referia-se à falta de unidade da Frente Popular em torno da pré-candidatura do prefeito à reeleição. Considerava que, sem a coesão necessária, João da Costa deveria ter um gesto de grandeza, se retirar da disputa e escolher outro nome.

Os dias estão passando, a unidade da aliança governista inexiste e o prefeito não dá um mínimo sinal do tal “altruísmo”.

Depois de ser “prestigiado” por Dilma Rousseff e ter recebido elogio público da presidente então, João da Costa surfa numa onda cada vez mais positiva.

Se isso vai ter o poder de unificar a frente ou de refletir positivamente em pesquisas de intenção de votos, saberemos mais adiante.

O certo é que ele, que jamais desistiu do jogo, está ganhando respaldo do partido.

Quem quiser esperar por algum desprendimento ou sinal de desistência, que espere sentado. Bem sentado.  O prefeito renova o ânimo a cada dia.

E, se não consegue agradar a setores da aliança governista (PDT, PTB, PP), ele dá de ombros.

Com pouca habilidade política, mas com a máquina na mão – inaugurações, vistorias, anúncios de obras – ele segue ali, firme.

Só sairá se for “tirado” da chapa. Acha que tem direito, já disse que não vê ninguém melhor do que ele para a disputa e age acreditando piamente no que diz.

A segurança é tanta que a dúvida que pairava sobre sua candidatura começa a virar uma certeza dentro da aliança. Já há quem diga que surpresa existirá se ele não for o candidato.

Claro que a decisão não depende só do prefeito – a direção do partido, o ex-presidente Lula e o governador Eduardo Campos formarão a “corte” que dará o veredito sobre as pretensões do prefeito.

E devem pesar contra ele os muitos erros cometidos à frente da Prefeitura do Recife. Erros de natureza administrativa e de ordem política (é motivo de racha no partido).

Em suma, João da Costa colherá agora o que plantou – ou deixará de colher justamente por não ter plantado.

Nessa história toda é relevante considerar que a postura ágil, extrovertida, de gestor que quer acertar, pode ser entendida como conduta de ocasião.

Em outras palavras, pode ser efeito da proximidade da eleição. Uma tática comum a quem busca um novo mandato.

O eleitor, cansado de gestões emperradas e de embates partidários que nada produzem de bom, precisa avaliar bem o que virá por aí até o dia de ir às urnas.

4 thoughts on “Quem conta com um gesto de “altruísmo” de João da Costa, que espere sentado. Hoje, essa possibilidade é zero

  1. Nunca foi ágil nem extrovertido. É sim conduta de ocasião. Mas, se ele ignora os partidos, a Frente está ignorando os sentimentos de rejeição absoluta do povo dessa cidade ao prefeito. Que ele tenha essa postura irresponsável com o provável resultado das eleições, não causa espanto já que nada tem a perder, pois seu mandato termina esse e sabe que não ganhará a eleição.
    mas a Frente Popular tem sim o que perder: a prefeitura do Recife para uma oposição medíocre e sem um projeto para a cidade. Mendoncinha, Daniel, Raul Jungman, Raul Henri são a repetição de um malfadado projeto a que a cidade já disse não por três vezes.

  2. É de fazer chorar as fotos de bajulação de todos em torno dos seus próprios interesses. Da uma vergonha danada, a gente fica querendo se esconder de tanta apelação e fingimento na política do cotidiano. Quem acreditar nessas cenas nunca foi entrevistado pela TV. Tudo é planejado antes de ir ao ar ao vivo. Tudo fica bonito pela porta da frente, mas a falsidade chega pelos fundos. É  preciso olhar os detalhes. Guando a presidente pousava para fotos o Dom  Ego agarrou com gosto a digníssima, mas ela saiu de fininho e deu atenção a futura moradora do habitacional, deixando-o sem jeito. Outro ponto, é que raras vezes ela o estava olhando nos seus olhos, mas o mesmo apaixonado por si mesmo brilhava os olhinhos querendo atenção, mídia e demonstrar seu apoio ao projeto pessoal do moinho. O ente humano continua valorizando seu exterior em demasia e não percebe que não é um mendigo, mas age como tal, é de fazer chorar…
    No mais a novela pela boa audiência resolveu aumentar seus capítulos e como não há novidade, resolvemos garimpar neste blog passadas intervenções bem humoradas para que o leitor se divirta além do carnaval.Lá vai:

    1. suicídio político ou brincadeira de carnaval da nova troça É  quanta bobeira. Nesta troça só quem vai é quem bebeu.  É tapar os olhos querer administrar, o que a propaganda não conseguiu em três anos, Essa madeira não tem a expressão popular cantada em versos e prosa pela poesia singular. Talvez reeditar eu quero é botar meu bloco na rua,seja o caminho de sucesso e de emoção. A festa carnavalesca pelo jeito não é o caminho da solução, mas o amante do moinho do bloco da desunião caiu em folia por não ter os pés no chão.
    2. Ele tem mais de 30 anos de política, se isso não for carreira deve ser um fardo. Sempre foi ambicioso, capaz desde tempos idos a nunca respeitar seus aliados. Aliado ele foi e é de si mesmo. Seu projeto é pessoal e é falácia afirmar coletividade no Dom Ego, que perde o juízo com tamanha rejeição. O seu marqueteiro predileto quer lhe oferecer o impossível, administrar essa rejeição, de olho em seu próprio  negócio. Como o mesmo anda desesperado e dinheiro não é problema, segue o mesmo na direção do moinho.
    3. Desculpe, mas o ditado nós sofre, mas nós goza cai como uma luva Dom Ego.
    O gestor  tem um bilhão em obras para apresentar à população e o fará, mas não agrada nem “grego” nem “pernambucano”. O que acontece faz cair por terra a tese de que dinheiro é tudo.  A vida é assim mesmo, ela não é o que o ser humano quer, dizia Heráclito e tudo é um processo continuo de crescimento. O apego ao cargo tem sido muito duro para o mesmo. Imagino sua cabeça atormentada a noite com tamanha rejeição é quase anti humano, não sei como tem suportado tanta pressão. Ser vaiado no carnaval, mesmo que orquestrada é de doer o ego.
    Tem procurado acertar, mas a conjuntura não o favorece, muito menos a pesquisa. Como compaixão é coisa que política não gosta, nosso olhar é para o ser humano, assim como o mesmo já derramou lágrimas em publico e esperávamos que seu comportamento fosse de humildade depois do ocorrido.  Será minha gente, que vale apena sofrer tanto desgaste, num mundo tão complexo como o nosso, por coisas tão transitórias? Cuide da sua saúde e conquiste a afeição do recifense pelo amor a vida e não pelo efêmero poder. As pessoas que foram contempladas pelo seu intermédio isso ninguém pode tirar, portanto, parte da cidade lhe agradece principalmente os moradores das palafitas.  Abra o coração, saia da mente. Paz de espirito e saúde são o que todos nós precisamos. Ttenho certeza que os ambiciosos ao seu redor não estão nem aí pra esse papo. Eles estão interessados em si mesmo e em seus projetos. Ouça seu interior, não adianta fazer nada forçado, isso tudo é pequeno diante do sofrimento que já passaste no hospital e seu irmão deu um exemplo a ti de desapego ao dividir contigo sua própria vida (rim).

  3. Eu sou Oposição, mas João da Costa como político está fazendo “certo”. Querem derrubar ele , ( o famoso fogo amigo) e ele está dando a resposta.O seu objetivo é se reeleger, e olha que acho que ele vai conseguir.

  4. Se a frente popular, quiser perder a eleição, o candidato será joão da costa. O ato de ontem, a prefeitura , atraves do op, fretou 40 onibus de outras areas, oferecendo lanche e uma ajuda de custo de 30 reais, para aclamar o prefeito. Vamos ver a proxima pesquisa, e ai saberemos se silvio costa tem rezão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>