A última luta de Popó, mito brasileiro do boxe

Lutador entra no ringue depois de ficar cinco anos parado

Sobre os ringues, reinou inconteste. Bateu adversários, nocauteou desafiantes, levantou cinturão de campeonatos mundiais. Em 40 lutas na carreira, tocou na derrota em apenas duas ocasiões. Somente no fim da trajetória, à beira da aposentadoria. Antes, a glória. Acelino “Popó” Freitas é, sem dúvida, capítulo obrigatório da história das lutas no Brasil. O baiano saiu de Salvador para representar o país nos últimos anos dourados do esporte em terras tupiniquins. Cinco anos depois dar adeus ao pugilismo, ele anuncia um único regresso: a luta derradeira para presentear o filho. O garoto nunca teve a oportunidade de vê-lo em ação.

A batalha de Popó, hoje com 36 anos, será contra um jovem e talentoso boxeador. O brasileiro Michael Oliveira, 22 anos, é campeão latino do Conselho Mundial de Boxe e mora nos Estados Unidos. Popó ostenta o status de tetracampeão mundial de boxe (das organizações WBC, WBO, WBA). Antes da luta, os dois protagonizaram momentos tensos. Trocaram farpas. O adversário ironizou a dificuldade do veterano de perder peso e ficar em forma para o combate. “Os vídeos e as fotos estão mostrando ele gordo, cansado, treinando quase morrendo. Será que ele estará pronto?”. Ele também desafiou o oponente: “Estou pronto para morrer no ringue. Será que o Popó está? Só saio do ringue morto”.

O tetracampeão rebateu: “Não tenho nada a perder não. Só tenho a perder se eu machucar a minha mão, porque tenho que engessar, aquela coisa toda. Mas não existe, nunca existiu na minha cabeça derrota”. Ele prometeu derrubar o jovem talento: “Vou te arrebentar todo. Pode esperar”.

O clima ficou ainda mais tenso durante a pesagem em Punta Del Leste, no Uruguai, onde a luta será realizada. Michael se aproximou tanto de Popó que os dois quase se beijaram. O tetracampeão empurrou o adversário e os dois precisaram ser contidos. Michael jurou vingança no ringue. Também houve discussão em torno da balança utilizada na pesagem, mas ambs bateram o peso (abaixop de 69 quilos). A luta será às 23h deste sábado e terá transmissão da SporTV.

POLÍTICA

Acelino de Freitas conquistou o primeiro cinturão em 1999, ao vencer Anatoly Alexandrov, na França. Ele começou a lutar em 1995 e só conheceu a primeira derrota em 2004. Após deixar os ringues, o baiano se tornou deputado federal. Hoje, é um dos maiores entusiastas das artes marciais mistas (MMA).

One thought on “A última luta de Popó, mito brasileiro do boxe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>