Lutador encara cubano para permanecer no quadro do UFC
Os minutos sobre o octógono no sábado à noite serão determinantes para o pernambucano Rafaello Trator. O lutador precisa da vitória para continuar dentro da maior franquia de artes marciais mistas (MMA) do mundo. O retrospecto do brasileiro – um dos cinco no card do torneio de Las Vegas – é desfavorável: ele vem de duas derrotas no Ultimate (diante do potiguar Gleison Tibau, na edição 130, e frente a Yves Edwards, no UFC Live). Os resultados na primeira passagem pelo torneio também é tortuosa: Rafaello venceu apenas uma das três lutas travadas contra Nik Lentz, John Gunderson (vitória) e Andre Winner.
O patrão do UFC, Dana White, costuma ser intolerante a derrotas. O atleta com sequências negativas só permanece no quadro de funcionários da franquia quando possui um histórico respeitado na trajetória do esporte ou, de alguma forma, obteve projeção midiátia a ponto de compensar o esforço (e recursos) investidos pelo torneio. O também pernambucano Junior Assunção sentiu na pele, recentemente, o golpe do UFC. Ele acabou cortado dos eventos mesmo com resultados positivos: perdeu um combate disputado diante de Ross Pearson, mas venceu a luta anterior contra Eddi Yaggin. Curiosamente, o havaiano por ele derrotado continua na lista de pagamento do Ultimate.
Rafaello demonstrou recuperação quando deixou o quadro do UFC pela primeira vez. Conseguiu emendar uma sucessão de quatro vitórias em eventos de expressão inferior ao do Ultimate – entre eles, o Recife Fighting Championship, cujos sucessos lhe renderam o passaporte de volta para casa de Dana White. O pernambucano acumula na carreira 19 lutas e 14 vitórias. Ao Ringue Diario, ele declarou estar confiante na batalha deste sábado.
O adversário de Rafaello é o cubano Yoislandy Izquierdo, lutador desde 2010. O atleta também vem de uma derrota, para Reza Madadi, no UFC on Fuel TV, em abril deste ano. As únicas vitórias de Reza ocorreram em eventos menores em termos de expressão. Ele tem 7 lutas e 6 resultados positivos.
A definição de um adversário com menos experiência no MMA sugere leve vantagem para o pernambucano. Os dois têm praticamente a mesma idade (28, o cubano, e 30, o brasileiro) e precisam de uma vitória na noite do sábado para continuar vivos dentro do UFC. Rafaello, com mais bagagem no mundo da luta, pode usar o currículo para impor o ritmo do confronto. Ele faz a primeira luta do card preliminar. Pernambuco torce pelo conterrâneo para contar com mais um atleta entre as estrelas do MMA mundial. Hoje, apenas Rapha Assunção, irmão de Junior, segue no corpo do Ultimate.
