ÁGUAS DA MATA SUL // UMA RICA EXPERIÊNCIA AO LADO DA NATUREZA

Escolher a Zona da Mata Sul como destino é dar oportunidade de conhecer cenários bucólicos e desfrutar das várias cachoeiras localizadas na região 

Palmares

Banhada pelo Rio Una, a cidade faz parte de uma importante rota turística do estado, conhecida como Águas da Mata Sul. Grande polo da Zona da Mata Sul pernambucana, Palmares esconde belezas de tirar o fôlego de qualquer um, além possuir uma rica herança cultural. Berço de importantes nomes da cultura pernambucana e nacional, a exemplo do poeta Ascenso Ferreira e do dramaturgo Hermilo Borba Filho, o município é um daqueles que merecem entrar no roteiro de quem quer conhecer um pouco mais das riquezas do estado.

Apesar de possuir apenas 59 mil habitantes, a estrutura da cidade, especialmente na região central, lembra grandes municípios do Agreste. A casa da Cultura Hermilo Borba Filho, localizada pouco após a entrada da cidade, é parada obrigatória. O acervo de objetos, como panelas, roupas, pinturas, entre outros, são importantes elementos que ajudam a contar um pouco a história da cidade. Ainda na região central está localizado o Cine Teatro Apolo, local que conserva uma arquitetura que remete ao passado e um dos principais pontos turísticos.

Os amantes da natureza não podem deixar de conhecer a cachoeira Véu da Noiva II, um dos principais atrativos de Palmares. Localizada um pouco mais afastada da cidade, a queda d’água é muito procurada por quem quer ter um maior contato com a natureza. É um excelente programa para fazer a dois ou com amigos. Para entrar é preciso pagar uma taxa de R$ 5. Os interessados podem fazer trilha com guias locais. Palmares ainda possui um entardecer indescritível.

HOSPITALIDADE QUE É A CARA DO INTERIOR

Como em qualquer cidade do interior, a hospitalidade dos moradores é outro atrativo dos municípios. A forma de tratamento peculiar e bastante atenciosa faz com que o visitante rapidamente se sinta em casa. Em qualquer rua é possível encontrar pessoas dispostas a dar orientações ou ajudá-lo durante sua estadia. Uma prova de que a gentileza é a melhor maneira para lidar comas situações do dia a dia.

Quipapá

Seguindo pela Zona da Mata Sul, a próxima parada é a cidade de Quipapá, que fica a cerca de 10 minutos de São Benedito do Sul. O clima aconchegante de uma típica cidade do interior do estado é ideal para fugir da agitação dos grandes centros urbanos e conhecer um pouco mais sobre a cultura local. O município também é uma ótima opção para aproveitar os prazeres oferecidos pelo turismo rural.

A principal atração da cidade é o Engenho Laje Bonita, localizado às margens da PE-104. Ao sair da estrada e pegar o acesso pela estrada de terra, o visitante já se depara com uma rica vegetação, que dá a sensação de estar sendo transportado para um reduto. O engenho possui uma ampla infraestrutura e ajuda a contar um pouco da história da cidade e também do estado. É possível fazer trilhas, andar de caiaque ou se banhar nas águas do riacho Duas Barras, que corta a propriedade. Mantendo a tradição de engenho, o local também faz a moagem da cana-de-açúcar, fabricando produtos como rapadura, cachaça e mel.

Do mirante do Alto do Cruzeiro, localizado no ponto mais alto de Quipapá, é possível ter uma visão de toda a cidade e do entorno. No local há uma estátua do Padre Cícero e uma pequena igreja (que atualmente encontra-se fechada) dedicada a Santa Rita de Cássia. Aos sábados acontece a tradicional feira da cidade, onde é possível conhecer um pouco mais da cultura do município.

CULINÁRIA TÍPICA DE UMA REGIÃO CANAVIEIRA

Os municípios da Zona da Mata Sul oferecem uma rica experiência gastronômica aos visitantes. Da cultura canavieira presente na região vieram iguarias como o tradicional mel de engenho (que tem no queijo coalho a sua combinação mais famosa) e as cachaças artesanais. A rapadura e o melaço, também derivados da cana-de-açúcar, são outras opções igualmente deliciosas. Há também o cuscuz, a macaxeira e a buchada de bode.

São Benedito do Sul

Ainda na Zona da Mata Sul pernambucana, a cidade é outra que faz parte do roteiro de Águas da Mata Sul. Localizada a pouco mais de 160 quilômetros do Recife, as principais atrações turísticas são as cachoeiras: a de Peri-Peri e a do Poço do Caboclo. Ambas estão localizadas às margens da PE-126.

Outro ponto forte da cidade é o turismo rural. Quem quiser passar alguns dias descansando e aproveitando o contato com a natureza pode se hospedar na Fazenda Betânia. No local é possível tomar banho de açude, fazer passeios de charrete, cavalo ou tratorete (carroça puxada por um trator), realizar pescaria, entre outras atividades. A estrutura do local permite uma completa integração com a natureza.

A rica culinária de São Benedito do Sul também é um dos principais atrativos. Pratos regionais, como o carneiro guizado, a buchada e pernil de porco são algumas das opções. Os visitantes também podem experimentar galinha de capoeira, farofa de cuscuz, purê de jerimum, tapioca, entre outros. Nos dias de sábado, a dica é conferir a feira do município, que vende diversos tipos de produtos: roupas, acessórios, brinquedos e também comidas típicas.

[ FICA A DICA
PALMARES

 

  • Onde comer?
    A cidade possui diversos estabelecimentos, sobretudo na região do Centro. São bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias que oferecem variadas opções de pratos, como macaxeira frita, carne de sol, entre outros.
  1. Restaurante O Nordestão
    Avenida Luis Portela de Carvalho, 5000.
    Informações: (81) 3661-7369
  2. Mustang
    Rua Bispo Pereira Alves, 618, Centro.

 

  • Lazer
    Os atrativos naturais e culturais são os principais carros-chefe da cidade. O município possui algumas cachoeiras e também alguns riachos, ideal para quem deseja relaxar e aproveitar o maior contato com a natureza. A mais famosa delas é a Véu da Noiva II: além do banho na queda d’água, é possível fazer uma trilha pelos arredores e desfrutar da infraestrutura oferecida no local (há um restaurante que comercializa pratos típicos). O Cine Teatro Apolo e a Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, localizados no Centro, são ideais para conhecer um pouco mais da rica história cultural da cidade.
  1. Cine Teatro Apolo
    Rua da Conceição, São Sebastião, PE
  2. Casa da Cultura
    Hermilo Borba Filho
    Rua Luzia Pedrosa, s/n. (antiga estação ferroviária, em frente à Rodoviária)

 

  • Compras
    Há diversas lojas na região central da cidade, que vendem uma variedade de produtos. O ideal é tirar uma manhã e bater perna pela região. É possível, ainda, encontrar obras de artesãos da cidade à venda

 

  • O que fazer à noite?
    As noites de Palmares são bastante agitadas, sobretudo nas sextas-feiras e nos sábados. Há diversos bares e restaurantes que oferecem música ao vivo.A região conhecida como Sulanca é uma das mais preferidas pelo público.

 

  • Vale a pena conhecer
  1. Centro de Palmares
  2. Igrejas históricas
  3. Cine Teatro Apolo
  4. Casa da Cultura Hermilo Borba Filho

 

SÃO BENEDITO DO SUL

 

  • Lazer
    O turismo rural é o forte do município, assim como as cachoeiras que estão localizadas na cidade. A de Peri-Peri e a do Poço do Caboclo são as mais famosas. O acesso para elas se dá pela PE-126, no sentido Palmares, mas não há sinalização. O ideal se  informar com os moradores da cidade. O Hotel Fazenda Betânia, localizado na entrada da cidade, é um excelente local para passar alguns dias descansando.
  1. Hotel Fazenda Betânia
    Seguindo pela PE-126, dobrar na estrada vicinal que dá acesso à São Benedito do Sul. Há uma placa indicando a entrada da fazenda, localizada ao lado direito da estrada.
    Informações: (81) 3684-1126

 

  • Vale a pena conhecer
  1. Cacheira Peri-Peri
  2. Cachoeira Poço do Caboclo
  3. Hotel Fazenda Betânia

 

QUIPAPÁ

 

  • Onde comer?
    Quem for à cidade pode experimentar pratos típicos da região, a exemplo do sarapatel, do mocotó e da buchada. Os restaurantes mais conhecidos são o Tempero da Baiana e o Quilombo, localizados na entrada do município.

 

  • Lazer
    Apesar do clima de cidade de interior, Quipapá possui alguns atrativos. Do Mirante do Alto do Cruzeiro, ponto mais alto da cidade, é possível ver toda região. Um local ideal para ir com a família ou amigos é o Engenho Laje Bonita, focado no turismo rural. Além de desfrutar da infraestrutura, que possui um parque aquático natural, é possível fazer trilhas e acompanhar a moagem de cana. Abre apenas aos domingos e feriados.
  1. Engenho Laje Bonita
    BR-104, km 133, zona rural.
    Informações: (81) 99292-5052.

 

  • Compras
    O melhor dia para realizar compras é durante os sábados, quando acontece a tradicional feira.As barraquinhas são montadas nas principais ruas do Centro. É possível adquirir diversos produtos a preços acessíveis, a exemplo de roupas, peças de artesanato, alimentos, entre outros.