MODA E ECOTURISMO // A MODA É VOLTAR DE MALA CHEIA

Agreste pernambucano tornou-se uma referência, até mesmo no Brasil, quando o assunto é confecção 

Santa Cruz do Capibaribe

A 194 quilômetros de distância do Recife, Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, desenvolveu-se e ficou conhecida nacionalmente pelo forte polo de confecções – juntamente com Caruaru e Toritama, forma o segundo maior do Brasil. O negócio atrai pessoas não somente de municípios da região, em busca de produtos de qualidade e preços acessíveis, mas também de todos o país. Uma tradição que nasceu há décadas e hoje impulsiona a economia da região, em franca expansão.

De forma ousada e inteligente, os retalhos passaram a ser a principal forma de sustento para a população santacruzense. Como os produtos eram de fácil venda por conta do baixo valor, os homens se tornaram mascates e percorreram inúmeras feiras do Nordeste, vendendo as peças, enquanto as mulheres, em casa, usavam a criatividade para produzir outros artigos de vestuário, como saias, blusas, camisas, conjuntos infantis e anáguas.

Anos se passaram e Santa Cruz do Capibaribe passou a ser conhecida como a Capital da Moda. A cidade é o destino ideal para o turismo de negócio e, sobretudo, de compras. Com uma população de mais de 80 mil habitantes, o município abriga o maior centro atacadista de confecções do Brasil, o Moda Center Santa Cruz. O empreendimento reúne mais de 10 mil pontos comerciais, entre lojas e boxes, onde um mix de produtos variados entre roupas, calçados e acessórios é comercializado especialmente no atacado.

As feiras no Moda Center acontecem sempre às segundas e terças-feiras, das 7h às 18h. No entanto, nas altas temporadas (a partir da segunda quinzena de maio e durante todo o mês de junho, assim como em novembro e dezembro), o centro de compras também abre aos domingos, sempre no mesmo horário. Nos períodos de maior movimento, o local chega a receber mais 150 mil clientes por semana, vindos de todo o país.

Um simples passeio pelo local pode fazer surgir o espírito empreendedor. Com R$ 1 mil é possível adquirir peças em quantidade para abrir seu próprio negócio. A visita também pode ser uma boa oportunidade para renovar o guarda-roupa. Roupas em viscose, malha, jeans, artigos de moda praia e lingerie podem ser adquiridos por um valor acessível. Há peças a partir de R$ 0,60.

O Moda Center disponibiliza ainda seis praças de alimentação com restaurantes e lanchonetes, rede própria de hotéis e dormitórios com dois mil leitos, posto ambulatorial, caixas eletrônicos, banheiros, fraldários, carrinhos de compras, sistema de som e TV e circuito interno de segurança. Na baixa temporada, o centro atacadista recebe uma média de 150 a 200 ônibus de todo o país. Na alta, cerca de 500 por feira. Para circular pelos 120 mil metros quadrados do centro atacadista, o ideal é utilizar roupas leves e sapatos confortáveis. Além de ser a Capital da Moda, Santa Cruz esconde alguns tesouros. Um deles é a Igreja Matriz. Em meados do século 19, havia apenas uma capela de taipa, construída pelo fidalgo português Antônio Burgos. Por volta de 1890 a igreja foi reconstruída e em 1982, a torre foi erguida. O nome Santa Cruz originou-se da grande cruz de madeira que Burgos colocou em frente à capela. O crucifixo é conservado  até hoje no local.

Fazem parte da paisagem da cidade algumas árvores de ipê amarelo, que encantam com sua cor vibrante. Uma delas se destaca às margens da PE-130, a poucos metros do centro da cidade. Outras unidades podem ser vistas no Parque Florestal do município e também às margens da PE-160, onde foram plantadas várias mudas da espécie.

Taquaritinga do Norte

Conhecida como a Dália da Serra, por apresentar muitos exemplares dessa flor em suas praças, Taquaritinga do Norte (a 26,7km de Santa Cruz do Capibaribe) atrai turistas em busca da tranquilidade e do clima mais frio, quase sempre abaixo de 18° Celsius à noite, típico da região. Logo na entrada, o turista vislumbra a Praça Antônio Pereira, ponto de encontro dos moradores para bater um papo, das crianças que aproveitam o espaço para brincar e de eventos culturais. O local inclusive faz parte do roteiro oficial do Circuito do Frio.

Um personagem icônico da região e querido por todos é José Ernesto, que “faz chover” a qualquer hora do dia na praça. Ele é responsável por cuidar do local desde 1964. Deu uma pausa por conta do trabalho em um banco, mas após a aposentadoria voltou a aguar as plantas e contar histórias. Para conhecer um pouco mais sobre a cidade basta se deleitar em alguns minutos de prosa com seu José, que chegou a morar num quartinho embaixo do coreto por 20 anos.

Arquitetura simples e ruas enladeiradas completam a paisagem de tranquilidade, num convite a mais para o descanso. Pela manhã e ao cair da tarde, a neblina cobre a região, dando um certo tom bucólico ao lugar. A Igreja de Santo Amaro, construída no século 20, impressiona. A fachada modesta, com uma pequena escadaria e portas em arcos, esconde o belo interior, com o forro pintado a óleo com a imagem do painel milagroso da Cura do Cego.

O município também encontra em suas serras e topografia acidentada o ambiente propício para a prática de esportes radicais, tornando-se um importante polo do turismo de aventura em Pernambuco. Destaque para a Serra da Taquara, o segundo ponto mais alto do estado que proporciona diariamente um espetacular pôr do sol. No local, existe ainda a disputada Rampa do Pepê, localizada a uma altitude de 1.200 metros, onde ocorre anualmente torneio de voo livre. Para quem gosta de aventura é possível agendar uma aula de voo com instrutores da região.

Maior produtora de café orgânico do Agreste, Taquaritinga do Norte esconde uma raridade em meio à sua produção agrícola: a arábica típica, primeira planta cafeeira a ser introduzida no Brasil, em 1727. O cultivo dessa espécie é precioso no mundo. No Brasil, pode ser encontrado apenas nessa cidade do Agreste pernambucano e na região do Maciço de Baturité, no Sertão cearense. Adaptável apenas a regiões de altitude elevada e clima ameno, o arábica possui sabor adocicado e perfume forte, características que têm atraído a Taquaritinga compradores dos Estados Unidos, Japão, Suíça, Alemanha e outras partes do mundo.

Festividades

Taquaritinga do Norte é famosa por promover cinco festas anuais:

■ A homenagem ao padroeiro da cidade, Santo Amaro, que une o santo e o profano com procissão, missas, shows populares, jogos, parques de diversões e comidas típicas. O evento é realizado anualmente entre os dias 6 e 15 de janeiro

■ Geralmente programada para os meses de julho e agosto, a Festa das Dálias movimenta o município com exposições de arte, exibição de filmes, lançamento de livros, oficinas culturais, atividades esportivas e atrações musicais

■ Durante o Circuito de Motocross de Taquaritinga do Norte, a cidade recebe a visita de turistas e desportistas de toda a região. Além das competições, há shows com trios elétricos e artistas locais

■ O Campeonato de Voo Livre de Taquaritinga está incluso no Circuito Asa Branca de Voo Livre do estado de Pernambuco. As atividades são realizadas na Rampa do Pepê, que é o segundo ponto mais alto do estado, 1.200 metros acima do nível de mar

■ O Circuito Pernambucano de Vaquejada vem sendo considerado, nos últimos anos, o melhor circuito de vaquejadas do Brasil. A esta acontece no Parque Araguaia

[ FICA A DICA
SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

 

  • Onde comer?
    Além da praça de alimentação do Moda Center, a PE-130 é uma boa pedida para quem busca variedade gastronômica. Há vários restaurantes que oferecem desde rodízio de churrasco e sushi até a típica comida regional, como carne de sol com queijo coalho
  1. Restaurante Kumaru
    Endereço: Avenida Amaro Severino, 27, centro

 

  • Lazer
    Serra do Pará 
    A Serra do Pará está localizada na região da Vila do Pará,um distrito distante 22 km do município de Santa Cruz do Capibaribe.O local apresenta um rico acervo de pinturas rupestres, cavernas e uma diversificada fauna e flora do bioma caatinga, com destaque para a imponente águia-chilena.O acesso é pela BR-232

 

  • Compras
    Moda Center Santa Cruz
    Funcionamento: segunda-feira e terça-feira das 06h às 18h.
    Endereço: PE 160 km 12, s/n, Bela Vista, Santa Cruz do Capibaribe

 

  • Vale a pena conhecer
  1. Igreja Matriz de Santa Cruz do Capibaribe
    Endereço: Praça da Matriz, s/n, centro
  2. Parque Florestal Fernando Silvestre
    R.Amaro Aleixo, centro

 

  • Onde se hospedar?
  1. Hotel Moda Center Santa Cruz
    Endereço: PE 160 km 12, s/n, Bela Vista, Santa Cruz do Capibaribe
  2. Hotel Porta Da Cidade
    Endereço: Rua Amaro Monteiro do Nascimento, nº 54, Santa Cruz do Capibaribe

 

TAQUARITINGA DO NORTE
  • Compras
    Taquaritinga possui várias lojinhas no centro, onde é possível adquirir uma lembrancinha da cidade

 

  • Onde comer?
    Taquaritinga tem excelentes opções de restaurantes que apresentam cardápios com rodízios de carnes e comidas típicas
  1. Cheiro Regional
    Endereço: Rua Professor Luís Carlos, Centro
  2. O Gonzagão
    Endereço: Rua dos Cravos, Centro

 

  • Lazer
    Há passeios por trilhas ecológicas em matas fechadas. O ideal é procurar a Secretaria de Turismo de Taquaritinga do Norte para indicar guias locais no endereço: Rua José Bezerra de Andrade, nº 78, centro
    – Para agendar aulas de voo livre, o instrutor tido como referência local é Jair Gomes Contato: (81) 9 9191-7465

 

  • Vale a pena conhecer
  1. Praça Antônio Pereira
    Endereço: Centro de Taquaritinga do Norte
  2. Igreja Matriz de Santo Amaro
    Endereço: Rua Coronel Tejo, nº 55, Centro.
  3. Serra da Taquara
    Acesso pela BR-232
  4. Rampa do Pepê
    Acesso pela BR-232

 

  • Onde se hospedar
  1. Grande Hotel Jorge Eduardo
    Endereço: Rua Prof. Luís Carlos, nº 89, Centro
  2. Pousada Thalyta
    Endereço: Avenida Vinte de Maio, nº 312, Taquaritinga do Norte