O medo nosso a cada Clássico

Esse não é um blog esportivo. Aqui, o espaço foi aberto para falarmos de segurança pública e também, e principalmente, da falta dela. Desde o final do clássico realizado na tarde deste domingo, no estádio do Arruda, entre o Santa Cruz e o Sport, os relatos de violência não param de surgir nas redes sociais. São roubos, brigas, depredações, ameaças e agressões que ferem muito mais que o corpo. Sair de casa em dias de grandes jogos tem sido coisa muito arriscada nos últimos tempos.

E não digo isso sem fundamentos, não. Lembro do caso do torcedor do Náutico que foi baleado em frente ao estádio dos Aflitos num sábado em que eu estava de plantão. Dias depois, uma criança foi atingida por uma pedrada na cabeça quando estava dentro de um ônibus. A pedra foi atirada por torcedores de um time rival ao de algumas pessoas que estavam com camisas dentro do coletivo. Nos dois casos, graças a Deus, não houve morte. E se houvesse, o que será que teria mudado? A quem compete por um fim a essa violência fora dos estádios?

É certo que não temos polícia suficiente para monitorar todos os lugares do Grande Recife em dias de jogos. Mas acredito que pode haver mais esforço e força de vontade para resolver o problema. Se a Polícia Militar sozinha não consegue manter a tranquilidade na rua, que venha ajuda de outros órgãos e instituições que possam evitar essa baderna. O que não podemos é assistir a essas cenas todas as vezes que dois grandes times pernambucanos se enfrentam para jogar uma partida de futebol e levar alegria aos seus torcedores.

Aproveito a oportunidade para perguntar a vocês que acompanham o blog se têm alguma sugestão que possa ser útil para mudar essa realidade. Fiquem à vontade para comentar essa notícia. Obrigado.

 

2 thoughts on “O medo nosso a cada Clássico

  1. O QUE PRECISA SER FEITO, ESTÁ ALÉM DE REFORÇOS NO EFETIVO POLICIAL, PRECISAMOS COBRAR DAS AUTORIDADES DO NOSSO ESTADO UMA FISCALIZAÇÃO MELHOR FEITA PELA SDS SOBRE O REGISTRO DE COMPONENTES DAS TORCIDAS ORGANIZADAS!PENSEM BEM, SE PARA TRABALHAR, UM INDIVÍDUO NECESSITA TER SEUS DADOS VERIFICADOS PELO CONTRATANTE, POR QUE NÃO ADOTARMOS UMA AVERIGUAÇÃO DA CONDULTA DO CANIDATO A SÓCIO DESTAS TORCIDAS? POIS ACREDITO QUE INDIVÍDUOS QUE VÃO A CAMPO PREPARADOS PARA UMA GUERRA, NÃO DEVIAM VIVER EMSOCIEDADE COM PESSOAS QUE TEM O PRAZER DE ESTAREM COM SEUS FAMILIARES ASSISTINDO A UMA PARTIDA DE FUTEBOL ENTRE SEU TIME EO TIME DE OUTROS TORCEDORES QUE TAMBÉM TEM FAMILIARES SEJA NO CAMPO COM ELES OU EM SUAS CASAS, AGUARDANDO O RETORNO DO ENTE QUERIDO! QUERO SALIENTAR QUE NEM TODOS COMPONENTES DE TORCIDAS SÃO MAL FEITORES, MAIS A GRANDE MAIORIA SÃO DE CARATER DUVIDOSO E EXTREMAMENTE VIOLENTO, AO PONTO DE ALÉM DE ESTAREM ARMADOS COM TODO TIPO DE ARMAS, TEM DENTRO DE SI UM ÒDIO TÃO INTENSO QUE CHEGA A FERIR ATÉ PESSOAS QUE ELE NUNCA, EM SUA CONSCIÊNCIA , PROPORCIONÁRIA O ATO DE SIMPLISMENTE CONHEÇÊ-LA, DEVIDO A IGNORÂNCIA DE NÃO SABER O SENTIDO DA PALAVRA “TORÇER POR UM TIME”.