Aníbal Moura pode ser expulso da Polícia Civil de Pernambuco

Foi publicada no Diário Oficial do estado a deliberação do processo administrativo que pede a expulsão da Polícia Civil de Pernambuco do ex-delegado e ex-chefe da Polícia Civil Aníbal Moura. Além de poder ser expulso da corporação, Moura pode ter a aposentadoria cassada e perder a carteira de identificação policial além da arma que tem direito de usar.

Aníbal Moura foi chefe da Polícia Civil. Foto: Gil Vicente/DP.D.A.Press
Aníbal Moura foi chefe da Polícia Civil. Foto: Gil Vicente/DP.D.A.Press

Depois de uma investigação feita pela Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS), foi entendido que o policial foi considerado culpado das acusações de que ele valeu-se do cargo de delegado para tirar proveito pessoal e se envolver em escândalo que comprometeu a função. Segundo o corregedor Sidney Lemos, o procedimento administrativo disciplinar especial contra Aníbal foi concluído há um mês. O destino de Aníbal Moura agora será decidido pelo governador do estado, João Lyra.

As investigações comprovaram ainda que Moura comandava a empresa Korpus Segurança Privada, intimidava ex-funcionários e induzia empregados de uma nova empresa, a Segnor Segurança Privada, a contrair empréstimos particulares em instituições financeiras.

Aníbal Moura chegou a se envolver em polêmicas com o então promotor de Ipojuca Miguel Sales sobre as investigações do Caso Serrambi, que investigou as mortes das adolescentes Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão, ocorridas em maio de 2003. Na época, Sales chegou a devolver o inquérito quatro vezes alegando falta de provas contra os acusados.

5 Replies to “Aníbal Moura pode ser expulso da Polícia Civil de Pernambuco”

  1. Parabenizo a Corregedoria da SDS pelo o sucesso ainda que tardio em constatar irregularidades na vida profissional deste homem. Pois desde o caso Serrambi sua omissão foi muito explícita em relação a resolução do caso, inclusive ainda continua sem solução até hoje, como sempre os verdadeiros culpados continuam soltos e por conta dessa demora o caso segue outros rumos onde acabou caindo no esquecimento para a sociedade. Espero que assim como ele, a justiça um dia seja feita e a verdade venha à tona do caso Serrambi, como diz o ditado: “a justiça tarda mais não falha”.

  2. Vejam só, este governo não para de perseguir. Conheci o delegado Anibal Moura, advoguei em casos onde ele estava do lado contrário aos meus clientes. Excedia? Sim. Tivemos momentos desagradáveis? Sim. Mas, tenho que ser justo, não vejo pelo noticiado razão para expulsão, existem outros tipos de punição previstos para esse tipo de conduta a expulsão é a última. Na verdade o governo Eduardo Campos que continua na SDS tem ojeriza aos delegados da velha geração, que sabiam investigar, erravam por tentar acertar o que é menos grave que errar por omissão como muitos hoje. Os bons delegados estão encostados em delegacias de pouca importância ou são forçados a se aposentarem, mas se houver o mínimo pretexto expulsar é melhor, é uma forma de assassinar a reputação e varrer da memória da segurança pública pessoas que como todo ser humano comete erros, mas deram grande contribuição a sociedade.

  3. “o governo do estado e a população não merece esse tipo de defensor (publico) parabéns governo do estado…!”

  4. Como elles mesmo dizem: “A CASA CAIU”. Agora com o padrinho político em BAIXA, ele vai provar do próprio VENENO.