Foto: Peu Ricardo/Esp. DP
Fábrica da Jeep em Goiana produz 45 carros por hora, algo em torno de 450 a 480 veículos por dia, entre os veículos Renegade e o Fiat Toro. Foto: Peu Ricardo/Esp. DP
Jeep consolida sua indústria no estado e avança rumo ao futuro
Um ano depois de inaugurado, na Zona da Mata Norte, montadora já está a caminho de produzir terceiro modelo em Pernambuco

Há exatamente um ano, a presidente Dilma Rousseff chegava ao estado para inaugurar o Polo Automotivo Jeep, localizado em Goiana, Zona da Mata Norte pernambucana. O empreendimento, que representa um investimento de R$ 7 bilhões, é um dos mais emblemáticos do estado. A mudança começa com a alteração na matriz econômica da região. O terreno, que antes abrigava uma plantação de cana-de-açúcar, agora é palco da mais moderna fábrica de automóveis do mundo. Após 365 dias, o projeto mostra a superação da qualificação da mão de obra e comemora o sucesso do empreendimento.

Hoje, são fabricados 45 carros por hora, algo entre 450 e 480 veículos por dia. A produção é dividida entre o Jeep Renegade e o Fiat Toro. “Os carros produzidos no Polo Automotivo Jeep já têm clientes definidos e entram na programação diária da manufatura”, diz o comunicado do grupo Fiat Chrysler Automobilies (FCA). O número de veículos com selo pernambucano será ampliado em breve.

Na linha de produção, entre um Toro e um Renegade, já é possível observar um terceiro modelo. É que a planta já dá os primeiros passos para fabricação de mais um veículo. Os testes já tiveram início e o lançamento deve acontecer até o final do ano. Na atual configuração, a planta tem capacidade instalada para produzir até quatro modelos diferentes de forma simultânea. A capacidade instalada da unidade produtiva é de 250 mil veículos/ano. Seguindo o cronograma traçado logo no início da construção da fábrica, o objetivo deve ser atingido já no próximo ano, quando o quarto modelo começará a ser fabricado em solo pernambucano.

Apesar da ampliação do número de veículos produzidos, o grupo desconversa quando o assunto é aumento do parque fabril. “A planta possui um layout inovador e já preparado para expansões. A fábrica Jeep está concentrada no seu processo de ramp up, ou seja, escalada de produção. No momento certo serão discutidas futuras ampliações.”

Além do parque fabril e do parque de fornecedores, formado por 16 empresas, o Polo Automotivo conta com três restaurantes (dois na Jeep e um no parque de sistemistas). São 11 mil refeições servidas diariamente. Pelos cálculos da montadora, em torno de 40% dos trabalhadores, devido ao horário de expediente, terminam por realizar duas das refeições diárias dentro dos limites do polo.

Recentemente, o grupo também inaugurou um centro médico, integrada ao chamado People Center, um espaço multiuso construído e projetado para atender aos profissionais. O local contempla desde uma central de atendimento personalizada para tirar dúvidas trabalhistas a uma estrutura de médicos. Os números deste setor chamam a atenção. A unidade emergencial possui estrutura capaz de realizar 200 atendimentos por dia, urgência 24h em nível pré-hospitalar, duas ambulâncias, equipamento de raio x digital e sala vermelha para duas emergências simultâneas.