Foto: Peu Ricardo/Esp. DP

Produtos fabricados no polo chegam no momento certo e hora certos para o carro específico na linha de produção da indústria. Foto: Peu Ricardo/Esp. DP

Fornecedores são estratégicos

As 16 empresas sistemistas que atendem a unidade em Goiana são responsáveis pela entrega de 2,9 milhões de peças por dia para a Jeep

A produção do Fiat Toro e do Jeep Renegade demanda 2,9 milhões de peças por dia. Para atender a este enorme pedido, 16 empresas fornecedoras integram o polo. Magneti Marelli (sete plantas), Pirelli, Tiberina, Saint-Gobain, Lear, Denso, Brose, Revestcost, PMC e Adler são as empresas instaladas no local. Juntas, elas produzem 17 linhas estratégicas para o parque fabril. O parque de fornecedores, ou sistemistas, como também são conhecidos, responde por 40% dos 80% de conteúdo nacional presente nos veículos produzidos em Pernambuco.

“Esse percentual de nacionalização é alto e é um fato notável, pois o índice alcançado é muito superior ao que se observa de modo geral em fábricas em início de produção”, destaca a Fiat Chrysler Automobilies (FCA) em comunicado. Devido o layout da planta automotiva, os produtos fabricados no polo chegam no momento certo, na hora certa e para o carro certo na linha de produção. Tudo é produzido sob demanda.

Para a fabricação dos veículos na planta também são importados componentes da Europa, do Nafta (EUA, Canadá e México) e, em menor quantidade, da Ásia. De dentro do país, além dos produtos que saem do polo de fornecedores, as peças são fornecidas por empresas de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Para a operação de entrada de componentes produzidos fora do parque de fornecedores, a solução adotada pela FCA é o conceito de cross-docking, que centraliza a recepção dos componentes nacionais. Os cross docks, galpões que recebem as mercadorias temporariamente, foram instalados em Minas Gerais e em São Paulo e estão distantes 2,1 mil e 2,8 mil quilômetros de Goiana, respectivamente.

Com os carros prontos, a hora é de levar os veículos ao destino final. O transporte é realizado pela empresa Sada. Segundo informação do diretor comercial da Sada, nos últimos 12 meses, em média, são realizadas 40 viagens por dia. Em média, os principais destinos são Sul/Sudeste (70%) e Norte e Nordeste (30%) brasileiros.

Em média são realizadas pela Sada 40 viagens por dia para transporte dos dois modelos que saem da fábrica da Jeep