Foto: Paulo Paiva/DP

Área de montagem da fabrica Jeep. Foto: Paulo Paiva/DP

Jogando para ganhar na fábrica

Montadora de última geração virou o sonho de jovens em busca de oportunidades fora dos setores econômicos tradicionais de Goiana e cidades vizinhas

Um sonho que se tornou realidade. Assim, muitos classificam o Polo Automotivo Jeep, localizado em Goiana, na Zona da Mata Norte do estado. Pessoas que nunca pensaram em trabalhar em uma indústria ou que até sonhavam com um emprego na área industrial, mas não na automotiva, estão lá na linha de montagem contando histórias enquanto fabricam carros. O Polo Automotivo Jeep emprega hoje 8 mil funcionários. Muitos deles contratados logo nas primeiras seleções. Pessoas que descobriram uma nova profissão e assim seguem buscando novos desafios no empreendimento.

Nos corredores do parque fabril, é difícil distinguir quem é chefe e quem é subordinado. Todos usam o mesmo uniforme. Um símbolo no crachá representa a hierarquia. As equipes são chamadas de times, que são comandadas por líderes. No lugar de sirenes de alerta, músicas. Cada time com a sua. Reuniões acontecem diariamente. Não em salas fechadas. Em um canto reservado da planta. Sem paredes ou formalidades. É a forma encontrada para aproximar as pessoas.

Com um rígido programa de capacitação, com foco no desenvolvimento do perfil de lideranças, a ideia é aproveitar ao máximo a mão de obra local. Por isso, muitos dos pernambucanos que entraram no empreendimento para ocupar um cargo na linha de produção hoje estão capacitados, lideram equipes e se dizem prontos para encarar novos desafios profissionais. Ao mesmo tempo, quem foi capacitado fora do país para importar sistemas produtivos agora se prepara para realizar o caminho inverso: exportar sistemas e conhecimentos.

Se há um ano, os sentimentos eram de euforia e incertezas. Agora, o que se vê é um misto de perseverança, foco e muitas expectativas. Os empregos e crescimento profissional são o principal legado pernambucano. O que está no subconsciente de muitos e na rota da montadora, que promete manter as contratações.

Os empregos e crescimento profissional dos trabalhadores são hoje o principal legado da fábrica da Jeep