Fiscais da cidadania

Marcondes Almeida, 56 anos, nunca gostou de andar em transportes coletivos. Até para ir à padaria, na esquina de casa, preferia o carro. Uma temporada de dois anos em Londres, na Inglaterra, fez o teólogo rever o conceito sobre os serviços públicos de deslocamento. Desde que retornou ao Brasil, é de ônibus que Marcondes percorre a cidade. A vontade de replicar a própria história entre outros recifenses é tanta que, desde maio deste ano, ele assumiu a missão de promover a cordialidade e o respeito dentro dos coletivos.

O téologo é um dos 60 pernambucanos selecionados para serem “Fiscais da Cidadania”, projeto do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE). Diariamente, Marcondes sai de casa para ensinar aos usuários do transporte público na Região Metropolitana do Recife a importância de respeitar os assentos reservados para idosos e deficientes, mostrar que não custa nada se dispor a segurar a bagagem do outro passageiro e alertar que, mesmo com a lotação, não vale a pena arriscar a vida sentado no degrau.

“Percebi como podia ser legal andar de ônibus, entre outras questões, pela diversidade de pessoas que você encontra. Então, resolvi ajudar a melhorar o sistema daqui”, conta Marcondes, que chegou a ganhar 30kg durante cinco anos em que se deslocou apenas de carro. Por dia, ele visita uma média de 20 coletivos, acompanhado de outro colega. Além de dar dicas, convida os passageiros a também fiscalizarem.

Comentários