Segurança acima do celular

A cada 15 minutos, uma pessoa é multada usando o celular enquanto dirige em Pernambuco. A utilização do aparelho ao volante foi a quinta infração mais flagrada no estado entre janeiro e junho deste ano e a quarta mais frequente no Recife no mesmo período. Quase 70% das multas foram registradas na capital pernambucana, ou seja, sete em cada 10 motoristas infratores, estavam dirigindo no Recife.

A funcionária pública Flávia Rocha, 33 anos, não se enquadra nessas estatísticas. Motorista consciente, ela não atende o telefone móvel em nenhuma situação. Além de não telefonar, Flávia não acessa redes sociais enquanto dirige. “Pode ser Jesus Cristo, o papa, quem for, mas eu não atendo”, brinca. Nos 8 km que dirige diariamente, ela deixa o celular no silencioso. Só vê e retorna as ligações quando para o carro e chega ao destino.

Caso a pessoa que estiver ligando insista muito, uma mensagem automática com o texto “estou dirigindo” é disparada para o telefone de quem discou. “Meus amigos e familiares já sabem que não atendo o celular quando estou dirigindo. Já reclamaram muito, mas agora já estão acostumados”, afirma. Apesar de ignorar o aparelho quando está ao volante, Flávia usa bastante o celular no dia a dia. “Tenho redes sociais e uso sempre o celular, mas, no carro, jamais”, ressalta.

Comentários