Neste fim de semana serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para oferecer mais opções de transporte para os estudantes, o Grande Recife Consórcio de Transportes preparou um esquema especial de ônibus para o sábado e o domingo.

Ao todo, 63 linhas que operam no fim de semana serão reforçadas e outras cinco, que trafegam apenas durante a semana, estarão nas ruas para garantir a mobilidade dos estudantes, sendo elas: 424 – CDU/Torrões (Via San Martin), 469 – Camaragibe/CDU, 116 – Circular (Príncipe), 431 – Cidade Universitária e 032 – Setúbal (Cde. Boa Vista).

Durante este fim de semana, 1128 veículos estarão circulando para atender aos locais das provas, sendo 177 ônibus a mais que nos fins de semanas normais. Juntos, esses veículos realizam 1.402 viagens a mais que o usual. Em caso de dúvidas, o Consórcio disponibiliza sua Central de Atendimento ao Cliente, pelo 0800.081.0158.

Confira as 68 linhas que sofrerão alteração neste fim de semana:

Reativadas:

424       CDU/Torrões (Via San Martin)

469       Camaragibe /Cdu

116       Circular (Príncipe)

431       Cidade Universitária

032       Setubal Conde Da Boa Vista

Reforçadas:

115       Afogados / Aeroporto

950       Eng.Maranguape/Varadouro

524       Sitio Dos Pintos (Dois Irmãos)

370       TIP/Ti Aeroporto

532       Casa Amarela Cruz Cabugá

914       PE-15 / Afogados

914       PE-15 / Afogados

122       Vila Do Ipsep

302       Curado II / Caxangá

977       Paulista (Conde Da Boa Vista)

973       Casa Caiada

955       Eng.Maranguape Paulist

155       Jordão Baixo/Boa Viagem

060       TI Tancredo Neves/TI Macaxeira

964       TI Igarassu/TI Macaxeira

121       Vila Da Sudene

331       Totó Planalto

971       Amparo

731       Beberibe(Espinheiro)

522       Dois Irmãos (Rui Barbosa)

138       Zumbi Do Pacheco/TI Tanc. Neves

432       CDU (Várzea)

200       Jaboatão Parador

982       Conj. Beira Mar/Derby

742       Linha do Tiro

710       Beberibe / Derby

303       Curado II / Caxangá (Br-232)

423       Engenho do Meio

062       Jardim Piedade

193       TI Tancredo/Príncipe

946       Igarassu BR 101

825       Jardim Brasil/Joana Bezerra

197       Cabo/Ipojuca

020       Candeias/TI Tanc. Neves

101       Circular(C.B.Vista)/ Rua Do Sol

944       Lot.Conceição/ Paulista

974       Jardim Atlântico

990       Pau Amarelo/Varadouro

920       Rio Doce / CDU

967       Igarassu/Sítio Histórico

987       Rio Doce(Príncipe)

968       Ilha De Itamaracá/Igarassu

460       Camaragibe (Príncipe)

168       TI Tancredo C.Boa Vista

061       Piedade

202       Barro / Macaxeira (Várzea)

166       TI Cajueiro Seco/Rua Do Sol

232       Cavaleiro

216       TI Barro/TI Cajueiro S eco

520       Macaxeira / Parnamirim

914       PE-15 / Afogados

206       Barro/Prazeres

243       Vila Dois Carneiros

450       Camaragibe (Cde. Boa Vista)

490       Camaragibe / Macaxeira

040       CDU/Boa Viagem/Caxangá

860       TI Xambá/Príncipe

440       CDU/Cax./Boa Viagem

207       Barro / Macaxeira (BR-101)

820       TI Xambá/Av.Cruz Cabugá

915       PE 15 (Reforçada)

050       PE 15/Boa Viagem

346       TI TIP/ Conde Da Boa Vista

Com informações do Grande Recife

Publicado em por pernambuco.com | Deixar um comentário

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife irão reforçar o número de agentes de trânsito nas proximidades dos locais de prova do Exame Nacioal do Ensino Médio (ENEM). As provas serão realizadas neste sábado e domingo.

Além disso, deverá ser reforçada a quantidade de monitores para a Ciclofaixa deste domingo. As medidas serão anunciadas na manhã desta sexta-feira na sede da CTTU, na Rua Frei Cassimiro, bairro de Santo Amaro, no Recife.

Publicado em por pernambuco.com | Deixar um comentário

A um dia do Enem, estudantes devem ficar atentos ao horário e local de prova

Da Agência Brasil

Faltando um dia para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os mais de 7,1 milhões de candidatos devem separar o material que precisam levar e garantir que estão com o endereço do local de prova. O horário merece atenção especial. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Em 18 estados, o horário está diferente do da capital federal e os estudantes precisam acertar o relógio. É bom lembrar que nos finais de semana é menor o número de ônibus, trem e metrô circulando. Para fazer a prova, é preciso apresentar documento de identidade com foto e ter em mãos uma caneta preta, revestida com material transparente, para preencher o cartão de respostas. Amanhã (26), serão aplicadas as provas de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No total, serão 90 questões e o estudante terá quatro horas e 30 minutos para fazer a prova e preencher o cartão de respostas. Não é permitido ficar com aparelhos eletrônicos ligados durante a prova. Quem levar qualquer eletrônico, como celular e tablet, terá que guardar em um porta-objetos lacrado que ficará embaixo da carteira. O mesmo vale para materiais como lápis, livros e apostilas. Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras. O estudante só pode deixar o local de prova duas horas após o início do exame e 30 minutos antes do término do horário poderá sair com o caderno de provas. Quem descumprir essas regras, será eliminado. Nas últimas semanas, a Agência Brasil publicou uma série de matérias em que professores recomendam que os estudantes monitorem o tempo para não correr o risco de deixar questões em branco. Eles sugerem que se gaste em média três minutos para responder a cada questão. Na redação, é preciso seguir a norma culta da língua portuguesa e ter atenção à concordância e a coesão do texto. A sugestão para a véspera da maratona de provas é que os candidatos relaxem para fazer o exame descansados. O prazo final para receber o cartão de confirmação pelo correio, com o endereço do local de prova, terminou na sexta-feira (18). Quem não recebeu o cartão, deve acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e conferir as informações. As provas serão aplicadas em 1.161 municípios, em mais de 15 mil locais de prova. Para o Enem, foram impressas 442 provas em braile para os candidatos cegos, 1.647 pessoas terão prova com letra ampliada e 5.849 vão receber a prova super ampliada. Os autistas e os que têm dislexia vão contar com o auxílio de leitores e transcritores. Haverá ainda intérprete de Libras e auxílio para transcrição.

Publicado em enem | Deixar um comentário

Quadra do Motivo lotada para aulão deste domingo

Está lotada a quadra do Colégio Motivo, no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. Os estudantes compareceram em massa do aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é do Movimento Educar, um projeto do Diários Associados em parceria com o Colégio Motivo e a Vivo.

Os professores já começaram a se revezar, no aulão gratuito que segue das 8h às 12h30. O clima é de motivação e concentração total.

Quem não puder participar do aulão de hoje, pode acompanhar pela TV Clube, através do programa especial Movimento Educar, as principais dicas para se dar bem no Enem. O programa começa às 10h30, com a participação de professores do Motivo, trazendo comentários sobre as disciplinas e resolução de questões.

No dia 22 de outubro, próxima terça-feira, o Diario de Pernambuco e o Aqui PE também publicam  um caderno especial com exercícios para os alunos se prepararem para a prova. É um simuladão completo.

Desde o dia 06 de outubro, o Diario de Pernambuco vem publicando, na série Revisando para o Enem, matérias abordando os temas mais esperados para esta edição do exame, como o programa Mais Médicos, os protestos e a utilização de energia nuclear. As publicações seguem até o dia 20.

Já na rádio, pela Clube FM (99,1), o candidato pode ter orientações de como espantar o nervosismo e economizar o tempo durante a resolução dos enunciados.

Publicado em enem | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Movimento Educar promove aulão neste domingo

Faltando dez dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o momento é de revisar. Pensando nisso, o Movimento Educar, um projeto do Diários Associados em parceria com o Colégio Motivo e a Vivo, cujo objetivo é a preparação para as provas do vestibular, promove neste domingo (20), das 8h às 12h30, um aulão gratuito.

Além de informação, o Movimento Educar promove ação social. É que 90 alunos das escolas estaduais Santos Dumont e Cícero Dias, ambas em Boa Viagem, serão levados para participar do aulão.

Mais preparação Quem não puder participar do aulão não ficará sem revisar. Também neste domingo (20), os feras poderão acompanhar pela TV Clube, através do programa especial Movimento Educar, as principais dicas para se dar bem no Enem. Com a participação de professores do Motivo, o programa, que começa às 10h30, terá comentários sobre as disciplinas, além de resolverá questões. Já no dia 22 de outubro, antes do Enem, será publicado no Diario de Pernambuco e no Aqui PE, um caderno especial com exercícios para os alunos se prepararem para a prova. É um simuladão completo.

Desde o dia 06 de outubro, o Diario de Pernambuco vem publicando, na série Revisando para o Enem, matérias abordando os temas mais esperados para esta edição do exame, como o programa Mais Médicos, os protestos e a utilização de energia nuclear. As publicações seguem até o dia 20.

Já na rádio, pela Clube FM (99,1), o candidato pode ter orientações de como espantar o nervosismo e economizar o tempo durante a resolução dos enunciados.

Publicado em enem | Com a tag , , , | Deixar um comentário

UFPE divulga 3º remanejamento e as vagas para reopção do vestibular 2013

A Comissão de Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (Covest) divulga nesta quinta-feira a lista com os nomes dos classificados e reclassificados no 3º remanejamento do Vestibular 2013.

A matrícula dos novos classificados será realizadas na próxima segunda-feira (8), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h. O atendimento acontece na Coordenação do Corpo Discente do campus onde o aluno fará o curso. A lista de documentos necessários para realizar o procedimento pode ser consultada no site da Covest, no Edital de Matrícula.

Caso ocorra desistência ou falta à pré-matrícula de candidatos classificados no 3º remanejamento, outros serão realizados.  Nesses casos, os candidatos serão informados por meio de telefonema e telegrama para que compareçam a fim de realizar sua pré-matrícula.

Também nesta quinta serão divulgadas as vagas para a reopção, que acontece quando é esgotada a possibilidade de preenchimento de vagas após os remanejamentos e as vagas remanescentes são oferecidas para os candidatos não eliminados e ainda não classificados.

O processo de reopção por vagas remanescentes poderá ocorrer em até duas fases. Em um primeiro momento, o candidato poderá reoptar por outro curso do mesmo grupo da sua opção original, na mesma Unidade Acadêmica. Após este processo, se ainda houver vagas disponíveis, elas serão disponibilizadas para a outra Unidade Acadêmica em que o curso é oferecido.

As inscrições do processo de reopção serão realizadas nos dias 5 e 8 deste mês, na sede da Covest, para os cursos do Campus Recife. Já para o Centro Acadêmico do Agreste, as inscrições poderão ser feitas, no mesmo período, tanto na Covest como no Campus Caruaru.

Um candidato poderá realizar a reopção por até três cursos/unidade acadêmica do seu grupo que disponham de vagas remanescentes.A classificação dos candidatos que optarem pela reopção estará sujeita ao número de vagas remanescentes e se dará em obediência à ordem decrescente dos argumentos de classificação dos candidatos concorrentes.O candidato que se inscrever para concorrer às vagas remanescentes no processo de reopção renuncia ao direito de concorrer ao curso originalmente escolhido no ato da inscrição no Vestibular UFPE 2013.

A divulgação dos classificados na reopção será realizada no dia 12 deste mês. A matrícula será no dia 16, também deste mês,das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h, na Coordenação do Corpo Discente de cada campus. A lista de documentos necessários para realizar o procedimento pode ser consultada no site da Covest, no Edital de Matrícula.

Publicado em UFPE | Deixar um comentário

UFPE divulga 3º remanejamento e as vagas para reopção do vestibular 2013

A Comissão de Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (Covest) divulga nesta quinta-feira a lista com os nomes dos classificados e reclassificados no 3º remanejamento do Vestibular 2013.

A matrícula dos novos classificados será realizadas na próxima segunda-feira (8), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h. O atendimento acontece na Coordenação do Corpo Discente do campus onde o aluno fará o curso. A lista de documentos necessários para realizar o procedimento pode ser consultada no site da Covest, no Edital de Matrícula.

Caso ocorra desistência ou falta à pré-matrícula de candidatos classificados no 3º remanejamento, outros serão realizados.  Nesses casos, os candidatos serão informados por meio de telefonema e telegrama para que compareçam a fim de realizar sua pré-matrícula.

Também nesta quinta serão divulgadas as vagas para a reopção, que acontece quando é esgotada a possibilidade de preenchimento de vagas após os remanejamentos e as vagas remanescentes são oferecidas para os candidatos não eliminados e ainda não classificados.

O processo de reopção por vagas remanescentes poderá ocorrer em até duas fases. Em um primeiro momento, o candidato poderá reoptar por outro curso do mesmo grupo da sua opção original, na mesma Unidade Acadêmica. Após este processo, se ainda houver vagas disponíveis, elas serão disponibilizadas para a outra Unidade Acadêmica em que o curso é oferecido.

As inscrições do processo de reopção serão realizadas nos dias 5 e 8 deste mês, na sede da Covest, para os cursos do Campus Recife. Já para o Centro Acadêmico do Agreste, as inscrições poderão ser feitas, no mesmo período, tanto na Covest como no Campus Caruaru.

Um candidato poderá realizar a reopção por até três cursos/unidade acadêmica do seu grupo que disponham de vagas remanescentes.A classificação dos candidatos que optarem pela reopção estará sujeita ao número de vagas remanescentes e se dará em obediência à ordem decrescente dos argumentos de classificação dos candidatos concorrentes.O candidato que se inscrever para concorrer às vagas remanescentes no processo de reopção renuncia ao direito de concorrer ao curso originalmente escolhido no ato da inscrição no Vestibular UFPE 2013.

A divulgação dos classificados na reopção será realizada no dia 12 deste mês. A matrícula será no dia 16, também deste mês,das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h, na Coordenação do Corpo Discente de cada campus. A lista de documentos necessários para realizar o procedimento pode ser consultada no site da Covest, no Edital de Matrícula.

Publicado em UFPE | Deixar um comentário

IFPE abre inscrição de curso preparatório para Vestibular 2014

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Ipojuca abre na próxima segunda-feira, dia oito de abril, as inscrições para o curso pré-vestibular do instituto, o PROIFPE. O curso prepara alunos de Ipojuca e muncicípios vizinhos para o Vestibular IFPE 2014. As aulas são gratuitas e tem como foco alunos das redes estadual e municipal de ensino. O prazo segue até o dia 10 de abril. Podem se inscrever estudantes residentes em Ipojuca ou municípios próximos, que possuam certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, ou estejam cursando a 3ª série do ensino médio e comprove que os três anos dessa modalidade foram realizados em escolas públicas. As inscrições são gratuitas e serão realizadas na Coordenadoria de Estágios e Egressos (CEEG) do campus Ipojuca, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Os candidatos devem apresentar cópias e originais do RG, comprovante de residência e ficha de inscrição preenchida e assinada pelo candidato ou responsável, que será fornecida no local de inscrição. A prova escrita com questões objetivas e de múltipla escolha será aplicada dia 14/04, das 9h às 12h, no campus Ipojuca.

A divulgação do gabarito oficial está prevista para às 18h do dia 14, no site http://ipojuca.ifpe.edu.br e murais de aviso do instituto. O resultado final será divulgado dia 15/04. Os candidatos aprovados farão a matrícula no dia 22/04, no IFPE campus Ipojuca, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A matrícula deverá ser realizada pelo próprio aluno ou pessoa designada por procuração.

Confira o edital de seleção.

Publicado em IFPE | Deixar um comentário

Vestibular da FBV está com inscrições abertas

A Faculdade Boa Viagem (FBV/DeVRy) está com inscrições abertas para o vestibular 2013.2, que tem prova marcada para o dia 4 de maio. Estão abertas vagas para os cursos do Campus Imbiribeira (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Hotelaria,  Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e no Campus Paço Alfândega (Ciências da Computação e Design).

Neste ano, três novos cursos tecnológicos (cursos de graduação com duração de dois anos) foram aprovados pelo MEC e irão disponibilizar vagas no vestibular. São eles: Design de Moda, Design Gráfico e Gastronomia. Os novos cursos estão sendo oferecidos no Campus Imbiribeira.

Também estão abertas as inscrições para os cursos sequenciais, que são os cursos superiores de curta duração do Campus Boa Vista (Gestão de marketing, de Negócios, de Pessoas, Financeira, Hospitalar e o curso de Logistica).

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de maio através do site www.fbv.br ou pessoalmente. O valor é de R$ 50,00 (Graduação) e R$ 30,00 (Sequencial). Mais informações pelo telefone 3081.4444.

Publicado em Geral | Deixar um comentário

IFPE divulga lista de remanejados

O Intituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou a segunda lista de remanejamento do vestibular 2013. A relação, que traz remanejados para todos os cursos, se refere à 1ª entrada do campus Recife. Os estudantes devem se matricular na próxima terça-feira, das 9h às 12h.

Publicado em IFPE | Deixar um comentário