MEC divulga resultado da 2ª chamada do Prouni

Os estudantes que se inscreveram no Programa Universidade Para Todos (ProUni) já podem conferir, a partir desta segunda-feira (3), o resultado da segunda chamada pelo site do programa, pelo número 0800 616161 ou nas instituições participantes. Os selecionados têm até quinta-feira (6) para comprovar as informações. O Prouni oferece bolsas de estudo de quase R$ 8 mil em faculdades particulares do país. Segundo o MEC, nesta edição, estão disponíveis 191.625 bolsas, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais (50% da mensalidade paga pelo governo).

Para se inscrever no Prouni, os estudantes precisam ter participado do Enem 2013 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do Exame. Outra exigência é ter obtido nota acima de zero na redação.

Os candidatos selecionados também precisam comprovar renda bruta familiar até um salário mínimo e meio por pessoa, para quem quiser bolsa integral, e até três salários mínimos por pessoa em caso de disputa por bolsa parcial de 50%.

Os candidatos que não conseguirem apresentar a documentação exigida ou perderem o prazo serão reprovados. Cabe ao estudante selecionado verificar junto à instituição os horários e o local onde deve comparecer para comprovar as informações.

Os candidatos que não tiverem sido aprovados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse por uma vaga na lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro. As bolsas remanescentes serão distribuídas para esses candidatos conforme as notas no Enem. Caso seja chamado na lista de espera, o candidato terá os dias 19 e 20 de fevereiro para comparecer à instituição com a comprovação dos dados da ficha de inscrição.

Do Portal EBC

Publicado em Vestibular 2014 | Deixar um comentário

Resultado da segunda chamada do ProUni será divulgado nesta segunda

Os estudantes que se inscreveram no Programa Universidade Para Todos (ProUni) poderão conferir, a partir desta segunda-feira (3), o resultado da segunda chamada pelo site do programa, pelo número 0800 616161 ou nas instituições participantes. Os selecionados têm até quinta-feira (6) para comprovar as informações.

Os candidatos selecionados precisam comprovar renda bruta familiar até um salário mínimo e meio por pessoa, para quem quiser bolsa integral, e até três salários mínimos por pessoa em caso de disputa por bolsa parcial de 50%. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado nota mínima de 450 pontos, além de não ter tirado 0 na prova de redação.

Os candidatos que não conseguirem apresentar a documentação exigida ou perderem o prazo serão reprovados. Cabe ao estudante selecionado verificar junto à instituição os horários e o local onde deve comparecer para comprovar as informações.

Os candidatos que não tiverem sido aprovados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse por uma vaga na lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro. As bolsas remanescentes serão distribuídas para esses candidatos conforme as notas no Enem. Caso seja chamado na lista de espera, o candidato terá os dias 19 e 20 de fevereiro para comparecer à instituição com a comprovação dos dados da ficha de inscrição.

Para o primeiro semestre de 2014, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos em instituições particulares de ensino.

Da Agência Brasil 

Publicado em Vestibular 2014 | Deixar um comentário

UPE divulga listão de classificados no vestibular

Finalmente chegou ao fim a espera dos 52.950 feras quem tentam conquistar uma vaga na Universidade de Pernambuco (UPE) em 2014. No início da tarde desta sexta-feira (31) a UPE divulgou o tão esperado listão de aprovados no vestibular da instituição.

Veja a lista dos aprovados no vestibular tradicional:

SSA3:

O primeiro lugar geral do vestibular tradicional da UPE este ano ficou com Bruno Vieira, aprovado para o curso de engenharia eletro-eletrônica. O segundo melhor colocado foi João Lucas Fernandes dos Santos, aprovado para a graduação engenharia civil. João Lucas teve o melhor resultado no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) este ano e foi aprovado no curso de física. A terceira melhor nota foi de Breno Assis Perseu, aprovado no curso de direito.

Este ano 41.062 estudantes disputaram as 2.080 vagas oferecidas pelo vestbular tradicional, enquanto 11.888 inscritos tentaram conquistar uma das 1.390 vagas do SSA3, destinadas aos concluintes do ensino médio. A UPE oferece 54 cursos de graduação.

A lista dos candidatos remanejáveis deve sair até a próxima terça-feira (4). Já o desempenho dos candidatos nas fases 1 e 2 do SSA deve ser divulgado até o dia 28 de fevereiro.
As provas do SSA3 aconteceram nos dias 10 e 11 de novembro e os concorrentes ao vestibular tradicional fizeram as provas nos dias 24 e 25 do mesmo mês.

Matrículas

Os feras aprovados precisam estar atentos aos prazos de matrícula, que começa no dia 17 de fevereiro e segue até o dia 19. No primeiro dia apenas os classificados para a primeira através do sistema universal poderão se matricular, enquanto o segundo dia é reservado aos aprovados pelo sistema de cotas também na primeira entrada. No dia 19 é a vez dos retardatários realizarem suas matrículas. Quem não fizer a matrícula no prazo estabelecido será, automaticamente, desclassificado, perdendo a vaga.

As matrículas dos cursos oferecidos no Recife e em Camaragibe devem ser feitas das 8h às 16h, na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da UPE (Fensg), na Rua Arnóbio Marques, 310, em Santo Amaro.

No interior do estado as matrículas devem ser garantidas nas unidades nas quais o candidato vai cursar a graduação, nos campus de Caruaru, Nazaré da Mata, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.

Documentação

Para a confirmação da matrícula é necessário apresentar os seguintes documentos:

Duas fotos 3×4;
Cédula de identidade; (original ou cópia autenticada)
CPF; (original ou cópia autenticada)
Certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar. Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do ensino médio e os anos finais do 6o ao 9o (antiga 5a a 8a serie) do ensino fundamental em escola pública estadual ou municipal; (original ou cópia autenticada)
Certidão de nascimento ou de casamento; (original ou cópia autenticada)
Título de eleitor e comprovante de votação; (original ou cópia autenticada)
Para homens, prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 (dezoito) anos (original ou cópia autenticada)

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Selecionados na segunda chamada do Sisu já podem fazer matrícula

Começa nesta sexta-feira (31) e vai até 4 de fevereiro o prazo para a matrícula dos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para se matricular. O estudante selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo.

Quem não foi selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou foi selecionado na segunda opção de curso, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A participação pode ocorrer apenas na primeira opção de vaga do candidato. A adesão à lista pode ser feita até 7 de fevereiro, no site do Sisu. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.

O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira edição do Sisu de 2014 registrou cerca de 2,5 milhões de inscritos. Foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O número de vagas é 31% maior do que o registrado na edição do primeiro semestre de 2013. Os cursos mais procurados foram administração, direito, pedagogia e medicina.

 

Da Agência Brasil

Publicado em Vestibular 2014 | Deixar um comentário

UPE divulga listão nesta sexta-feira

A Universidade Federal de Pernambuco (UPE) vai divulgar na próxima sexta-feira (31) a lista com os estudantes aprovados no Vestibular 2014 e no Sistema Seriado de Avaliação 3 (SSA 3). O listão será divulgado às 13h na reitoria da universidade e nos sites da UPE e do processo seletivo.

Os 41.062 feras inscritos no vestibular tradicional concorrem a 2.080 vagas em 54 cursos de graduação, enquanto os 11.888 inscritos no SSA3 disputam 1.390 vagas. A lista de remanejáveis será divulgada até o dia 4 de fevereiro.

A lista de classificados no SSA1 e 2 será divulgada até 28 de fevereiro.

 

 

Publicado em UPE | Deixar um comentário

Sisu divulga resultado da segunda chamada

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (27) o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para conferir o resultado os candidatos devem acessar o site do Sisu.

Os estudantes aprovados na seleção têm de 31 de janeiro a 4 de fevereiro para realizar a matrícula. Quem perder o prazo, perde também a vaga conquistada. Os procedimentos, horário e local para realizar a matrícula são definidos de acordo com cada universidade.

O Sisu oferece vagas em cursos de graduação em instituições públicas em todo o país. A seleção é feita a partir das notas do Exane Nacional do Ensino Médio (Enem) que, em 2013, teve mais de 5 milhões de inscritos.

Nesta primeira edição, o Sisu oferece 171.401 vagas para 4.723 cursos em 115 instituições de ensino superior no Brasil. Nesta edição 2.559.987 pessoas se inscreveram no Sisu.

 

Publicado em Vestibular 2014 | Deixar um comentário

UFPE divulga listão de aprovados no vestibular

Chegou ao fim a expectativa de quem espera conquistar uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco em 2014. A Covest divulgou na manhã desta quinta-feira (23) o listão com o nome dos estudantes aprovados no vestibular da instituição, que será disponibilizado aqui em instantes.

Já é possível, no entanto, fazer a busca pelos aprovados no site da UFPE.

A movimentação é de feras e parentes é grande na sede da Covest, no bairro do Derby, onde foi afixado o listão completo de aprovados.
Os aprovados precisam estar atentos para não perder o período de pré-matrícula, que começa no próximo dia 31. A UFPE ainda vai divulgar quatro listas de remanejados, a primeira delas no dia 17 de fevereiro.

Este ano 40.452 pessoas se inscreveram no processo seletivo para preencher as 6.607 vagas distribuídas em 97 cursos de graduação no Campus Recife e nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru.

Matrículas
Os candidatos classificados para a primeira e segunda entradas devem realizar a pré-matrícula e entregar os documentos exigidos até o próximo dia 31 na Coordenação do Corpo Discente dos campi Recife, Agreste (Caruaru) e Vitória, nos horários determinados por cada um.
Os estudantes aprovados nos cursos do campus Recife devem entregar a documentação necessária nos dias 31 deste mês, de 3 a 7 de fevereiro e nos dias 10 e 11 e fevereiro. No dia 12 é a vez dos retardatários de todos os cursos realizarem a pré-matrícula. No Centro Acadêmico do Agreste (CAA) a pré-matrícula acontece entre os dias 3 e 6 de fevereiro. Os retardatários de todos os cursos farão pré-matrícula no dia 7 de fevereiro. No Centro Acadêmico de Vitória (CAV), a pré-matrícula será realizada no período de 4 a 6 de fevereiro. O dia 7 de fevereiro será destinado aos retardatários de todos os cursos.

A matrícula acadêmica será efetuada automaticamente em todos os componentes curriculares obrigatórios do primeiro período do curso para o qual o estudante foi classificado. O aluno deverá entrar em contato com a coordenação do curso para saber como solicitar a matrícula em disciplinas optativas. Os ingressantes deverão comparecer à Divisão do Corpo Discente, durante a primeira semana de aula do primeiro semestre letivo, para verificar se foram remanejados (reclassificados) da segunda para a primeira entrada ou vice-versa.

Documentação
Para se matricular os aprovados devem apresentar, em cópia legítima e autenticada: identidade; título de eleitor e comprovante de quitação com o serviço eleitoral (dois turnos), para maiores de 18 anos, ou protocolo de cartório eleitoral; comprovante de quitação com o serviço militar; certidão de nascimento ou de casamento; e CPF. Também devem ser entregues, em original ou cópia legível e autenticada, o histórico escolar e a certidão de conclusão do ensino médio, contendo carimbo, assinatura e matrícula funcional da direção e da secretaria do estabelecimento ou certidão de exame supletivo do ensino médio (antigo segundo grau). Também é necessário apresentar Ficha de Dados Cadastrais preenchida (documento disponível no site da Covest); uma foto 3×4; e declaração de que não possui vínculo com nenhuma instituição pública de ensino superior (ficha disponível no site da Covest).

Os estudantes que estudaram integralmente no exterior precisam entregar a documentação de conclusão do Ensino Médio devidamente autenticada pelas autoridades diplomáticas, com tradução oficial.

Quem não puder comparecer no período de pré-matrícula deve articular uma procuração particular, com firma reconhecida, à exceção dos pais ou responsável, para os quais a apresentação de procuração é dispensada.
O candidato que não realizar a pré-matrícula será eliminado do Vestivbular 2014 da UFPE.

Remanejamento
A UFPE vai divulgar, até 12 de março, quatro lista de remanejamentos. Confira abaixo a data de divulgação de cada uma delas e o período de pré-matricula dos novos classificados.
Divulgação da Lista – Data da Pré-matrícula
17 de fevereiro – 17 de fevereiro
24 de fevereiro – 26 de fevereiro
28 de fevereiro – 7 de março
12 de março – 14 de março

 

Publicado em Vestibular 2014 | Deixar um comentário

Covest divulga lista com primeiros colocados no Vestibular 2014 da UFPE

João Lucas (esquerda) e Rafael Barros tiveram as melhores colocações no vestibular da UFPE este ano. Rosália Vasconcelos/DP/D.A Press

A Covest divulgou, nesta quinta-feira (23), os nomes dos primeiros colocados no Vestibular 2014 da Universidade Federal de Pernambuco. Este ano o primeiro colocado geral é do curso de física. João Lucas Fernandes dos Santos, 17 anos, alcançou a nota 8.63 e obteve o melhor desempenho do processo seletivo.

O segundo lugar ficou com Rafael de Barros Souza, aprovado para conjunto de engenharias, que tirou 8.48. O terceiro lugar foi do curso de engenharia da computação. Geovanny Lucas de Lima Paulino obteve 8.44, terceira maior nota do concurso.

A expectativa continua porque às 11h a comissão divulga o listão completo com os aprovados para preencher as 6.607 oferecidas pela UFPE no Campus Recife e nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru.

Confira a lista com os 10 melhores colocados no Vestibular 2014 da UFPE:

1º – João Lucas Fernandes dos Santos – nota 8,6307 – Física/Bacharelado/Recife

2º – Rafael de Barros Souza – nota 8,4816 – Conjunto Engenharias/CTG

3º – Geovanny Lucas de Lima Paulino – nota 8,4462 – Engenharia da Computação/Recife

4º – Fernando C. de Sá e Benevides Falcão – nota 8,4207 – Medicina/Recife

5º – Murilo Pereira Alves Júnior – nota 8,3923 – Medicina/Recife

6º – Breno Soares da Costa Vieira – nota 8,3493 – Matemática/Bacharelado/Recife

7º – Jose Marcondes Mariano Bezerra – nota 8,3488 – Medicina/Recife

8º – Geraldo Duarte Santos – nota 8,2867 – Medicina/Recife

9º – Felipe Mendes de Holanda Lins – nota 8,2843 – Conjunto Engenharias/CTG

10º – Victor Oliveira Reis – nota 8,2812 – Engenharia da Computação/Recife

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

UFPE divulga listão de aprovados nesta quinta-feira

Após um mês e meio de expectativa e ansiedade, os feras que prestaram o vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vão saber nesta quinta-feira (23) se garantiram uma vaga na instituição. A universidade vai divulgar o listão de aprovados a partir das 11h, com cobertura do portal Pernambuco.com, do Diariodepernambuco.com.br e do blog Movimento Educar (blogs.diariodepernambuco.com.br/vestibular2014/). O listão também poderá ser conferido pelos feras na sede da Comissão de Vestibular, no Derby. A Covest também vai divulgar os nomes dos três primeiros colocados na classificação geral e o primeiro lugar de cada grupo.

Os 40.452 candidatos ao Vestibular 2014 da Federal concorrem a 6.607 vagas distribuídas em 97 cursos no campus Recife e nos centros acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru. Entre as vagas, 4.897 são para livre concorrência e 1.710 são destinadas ao sistema de cotas. O primeiro remanejamento está previsto para 17 de fevereiro. O segundo será no dia 24 de fevereiro, o terceiro em 28 de fevereiro e o quarto em 12 de março. O curso de medicina no campus Recife foi o mais concorrido, com 30,2 candidatos por vaga, seguido da mesma graduação, em Caruaru.

Publicado em UFPE | Deixar um comentário

Selecionados no ProUni têm até sexta-feira para fazer matrícula

Os candidatos selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta sexta-feira (24) para comparecer às instituições de ensino a fim de comprovar as informações prestadas no ato da inscrição e fazer a matrícula.

Na primeira edição do programa em 2014, 1.259.285 candidatos de inscreveram para bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. De acordo com o balanço final, o número de inscrições chegou a 2.424.354, já que cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso.

Neste primeiro semestre, o programa oferece 191,6 mil bolsas — 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa.

Publicado em Vestibular 2014 | Deixar um comentário