A quantidade de pessoas investindo em uma alimentação saudável é cada vez maior. Se o objetivo há um tempo era basicamente aliar à dieta aos exercícios visando um corpo perfeito, atualmente as pessoas buscam prioritariamente um corpo com saúde. E nesta busca, é natural uma procura por informações sobre quais os alimentos mais benéficos para o consumo. Alguns destes alimentos são os chamados superalimentos. Você os conhece?

Também conhecidos como superfood, de acordo com a  nutricionista funcional Virgínia Campos, eles tem um poder enorme. “São muito nutritivos, ricos em proteínas, vitaminas, fibras, minerais. Tem um poder antioxidante enorme, que ajuda a combater os radicais livres e com isso, retardar o envelhecimento”, pontua Virgínia.

Alguns dos superalimentos mais tradicionais são a chia – uma cemente rica em fibras e minerais, como ferro, cálcio, zinco – e o óleo de coco – muito utilizado na culinária saudável em lugar dos óleos vegetais, pois em contato com o calor fogo não vira gordura ruim, rico em ácido láurico, além de contribuir para o emagrecimento. Mas a nutricionista Virgínia Campos destaca a espirulina com um dos alimentos mais ricos em proteínas. “É uma alga maravilhosa para saúde, é indicado para pessoas com alterações na tireóide, é um dos alimentos mais ricos em proteínas que possa existir. Para você ter ideia, o teor de proteína é mais alto do que carnes, ovos e fungo. Riquíssima em ferro, é indicada para os anêmicos também. Bom para o intestino. É considerado um superalimento pela quantidade de minerais, vitaminas e toda a riqueza que ela fornece para a saúde”, finaliza.