A catarata é uma opacidade progressiva do cristalino, que é a lente natural de dentro do olho, comum com o avanço da idade. É a maior causa de cegueira reversível do mundo, de acordo com a oftalmologista Bruna Ventura. As causas mais comuns são: idade, normalmente a partir dos 50 anos, traumas nos olhos, inflamações, uso de remédios e exposição ao choque elétrico. Geralmente atinge os dois olhos, porém, um deles pode estar mais avançado que o outro.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista e o tratamento é apenas cirúrgico, não existindo colírios ou óculos eficazes. Bruna Ventura, oftalmologista do HOPE, explica que a cirurgia de catarata a laser é um avanço no tratamento da doença. “O laser faz todos os cortes necessários para a cirurgia, tanto os de fora quanto os de dentro do olho. O médico consegue destacar as fatias já separadas e retirar os pedaços pequenos da catarata pelos cortes que o laser fez. A precisão é incrível”, explica a oftalmologista.

“O laser tem um sistema de imagem real, em tempo real. Na hora da cirurgia, você faz uma imagem do olho do paciente e sabe até onde vai a catarata, até onde você pode cortar com segurança. Isso é uma coisa que você não consegue ver a olho nu. Com a experiência, o médico vai aprendendo na técnica convencional, mas com o laser é uma coisa muito objetiva”, completa.

De acordo com Bruna Ventura, o pós-operatório é muito confortável. Os pacientes saem do procedimento cirúrgico sem tampões e enxergando normalmente. “Os benefícios podem ser sentidos no mesmo dia da cirurgia”, garante.