A escolha por hábitos de vida saudáveis inclui fazer visitas à balança. Manter o peso adequado é fundamental à saúde para evitar doenças como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares ou nas articulações. Mas, para manter o peso equilibrado, deve-se aliar os exercícios físicos à dieta.

O profissional de educação física e coordenador técnico da Santé, Ivan Xavier, ressalta que “cerca de 40% da população brasileira tem sobrepeso e que, destes, 10% estão obesos”. Desta forma, os interessados em emagrecer, antes de iniciar qualquer atividade física, devem realizar uma avaliação médica seguida de uma avaliação física para saber qual o treinamento apropriado.

“É interessante fazer o treinamento conjunto: o treinamento resistido, que é feito com musculação, com pesos livres, e o treinamento aeróbio, que é feito com ergômetros, ou então um treinamento com caminhada, corrida, pedalada ou natação. É importante fazer esse trabalho conjunto, sempre lembrando que tem que se fazer uma adaptação prévia inicial. Toda longa caminhada começa pelo primeiro passo, então a gente tem que começar galgando devagarinho”, enfatiza Ivan.

No caso do administrador de empresas André Barbosa, a procura pelo emagrecimento surgiu após uma pesagem na balança. Ele sentiu a necessidade de emagrecer e procurou um profissional para orientá-lo nas atividades. Seguindo as orientações de Ivan Xavier, que também é personal trainer, em 60 dias, André perdeu 20kg, saindo dos 132kg para os 112kg. Mas não para por aí. As duas filhas e o caçula da família, de 1 ano e 8 meses, servem de incentivo constante para diminuir cada vez mais os números. O objetivo é chegar os dois dígitos.