O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo do olho e, se não tratada, pode levar à cegueira. A oftalmologista, Danielle Candido, especialista em glaucoma, ressalta que a doença não tem cura, mas tem tratamento. Silencioso, o glaucoma normalmente não apresenta sintomas.

A doença tem fatores de risco, como o hereditário. Se existe alguém na família com glaucoma, é preciso ficar atento. “Como você não sente, é importante ir à consulta oftalmológica pelo menos uma vez ao ano. Existem mais de 40 tipos de glaucoma, mas o mais frequente é o glaucoma primário de ângulo aberto, que normalmente é assintomático (sem sintomas). Mas existe o glaucoma em que você pode ter uma dor súbita no olho e uma baixa de visão importante, que é a crise de glaucoma agudo e que se não tratado pode levar à cegueira em até três dias”, explica Danielle.

O oftalmologista Artur Frazão, especialista em glaucoma clínico e cirúrgico, conta que há pouco tempo existia um arsenal terapêutico bem menor, mas que hoje é muito bom. O tratamento pode ser feito com uso de colírios, laser e com cirurgia. No caso do procedimento cirúrgico, existem várias opções dependendo do caso, como laser e microimplante.

Como o glaucoma é uma doença degenerativa, Artur explica que o tratamento serve como um freio e que a qualidade de vida do paciente pode ser mantida. “O importante é o controle. O paciente tem papel determinante. Baixar a pressão do paciente é a única coisa que o médico pode fazer”, finaliza.