A prática de exercícios físicos é muito importante para a saúde, mas tão indispensável quanto exercitar-se, é hidratar-se. A água é o elemento presente em maior quantidade no organismo, porém, como o corpo não possui reservas, é necessário fazer a reposição. Desta forma, é indicado que se beba cerca 2 litros de líquidos por dia, frequentemente e em pequenas quantidades, antecipando a sensação de sede. Entretanto, a quantidade de água recomendada varia de acordo com a idade, atividade, condição clínica e condição física.

Foto: Reprodução/Vídeo DP

A nutricionista Andreza Santos explica que “uma boa hidratação é fundamental para a vida. A água corporal irá exercer papéis importantes em nosso organismo, tais como regular a temperatura, transporte de nutrientes, lubrificação de tecidos, constituir fluidos corporais e tornar os produtos metabólicos solúveis para serem excretados”. Vale salientar que, além das atividades físicas – onde a necessidade de água aumenta -, a ingestão de líquidos deve ser aumentada em situações como temperatura ambiental e altitude elevadas, doenças acompanhadas de febre, vômitos ou diarreia, gravidez e aleitamento.

De acordo com Andreza, a ingestão de um copo de água e um copo de suco, totalizando mais ou menos 400ml de líquidos antes do treino – entre 2 a 3 horas antes do exercício -, é indicada para prevenir um estresse térmico e elevação da temperatura. Já após o treino, é necessário repor os líquidos perdidos durante a atividade física (suor e perdas urinárias). A quantidade vai variar conforme as perdas sofridas durante a atividade. É recomendável que as bebidas não contenham álcool nem cafeína, que são substâncias diuréticas.

O consumo das bebidas esportivas, conhecidas como isotônicos, muitas vezes é maior que a de água, por sua maior palatabilidade. A nutricionista esclarece que tais bebidas são boas opções durante os exercícios físicos por terem em sua composição eletrólitos, como o sódio e o potássio, e carboidratos que terão a função de repor as perdas pelo suor e urina e repor os estoques de glicogênio muscular.

Foto: Reprodução/Vídeo DP

Foto: Reprodução/Vídeo DP

A desidratação ocorre quando o corpo usa ou perde mais líquido do que o ingerido. Junto com a água, pequenas quantidades de sais minerais também são perdidos. Ou seja, o corpo fica desidratado. Isso pode acontecer quando a ingestão de líquidos é insuficiente, nos quadros de vômitos, diarreias e febre, nos dias de muito calor por causa da transpiração excessiva, para portadores de diabetes – em função do aumento do número de urina – e pelo descontrole no uso de diuréticos. A professora de educação física Tatiana Holmes alerta que não se deve esperar sentir sede, pois ela já é um sinal do corpo.