20 de abril de 2024
Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Compartilhar:

Tribunal programa dia de palestras, nesta quinta-feira (26), com temas como combate à desinformação, poder de polícia, segurança e logística para a votação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) realizará, nesta quinta-feira (26), a partir das 8h30, o Encontro de Juízes Eleitorais e Chefes de Cartório do Recife e Região Metropolitana. O evento tem o intuito de levar a juízas, juízes e chefes de cartório debates sobre temas referentes às Eleições 2022, desde questões técnicas, passando por auditoria, urnas eletrônicas e comunicação. Assuntos como combate à desinformação, poder de polícia, segurança e logística para a votação serão debatidos no encontro, que acontecerá na sede do TRE-PE, no Recife.

As reuniões serão comandadas pelo presidente do TRE-PE, o desembargador André Guimarães, acompanhado do vice-presidente, desembargador Adalberto Melo, e da diretora-geral da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), desembargadora eleitoral Mariana Vargas. Este será o terceiro encontro com magistrados/as e servidores/as promovido pelo TRE para tratar dos preparativos das Eleições 2022. Nos últimos dias 18 e 19, o tribunal realizou encontros em Salgueiro e Petrolina (Sertão). Novos eventos devem acontecer nas cidades de Garanhuns e Caruaru (Agreste).

“O objetivo é mobilizar e levar capacitação para todos os envolvidos com a votação. Cada eleição tem seus desafios e nós estamos nos preparando para organizar o pleito de forma exemplar, como sempre fizemos”, afirma o desembargador André Guimarães.

Ao todo, mais de 60 magistrados/as e servidores são aguardados no evento. Serão apresentadas palestras pelo juiz de Direito, professor e ex-desembargador eleitoral Alexandre Pimentel, falando sobre a propaganda eleitoral e o poder de polícia; pelo assessor de Comunicação do TRE, Gilvan Oliveira, falando sobre Fake News e Programa de Fortalecimento Institucional; e palestras mediadas pelo diretor-geral do TRE, Orson Lemos, com os temas Geração de Mídias, Logística e Preparação de Urnas, Logística e Segurança, Serviço Extraordinário e Apoio e o Dia das Eleições.

Também serão palestrantes, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, George Maciel; o secretário da Corregedoria, Breno Russel; a secretária de Administração, Maria Teresa de Lima; o secretário de Gestão de Pessoas, Antônio Nascimento; a secretária Judiciária Eleitoral Remota, Roberta Karine de Azevedo; o assessor de Segurança, coronel Emerson Lima; e o secretário de Auditoria, Rui Rattacaso.

FUTURO

Na quinta-feira à tarde, o encontro também contará com uma apresentação do Eleitor Político do Futuro, projeto da EJE que leva palestras para alunos e alunas de escolas públicas e privadas sobre a importância do voto e da democracia. Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Sizenando Silveira, localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, estarão presentes para assistir a apresentação, que tratará do voto consciente e do combate à desinformação.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.