19 de abril de 2024
Foto: Rômulo Chico/DP

Foto: Rômulo Chico/DP

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 28/05/2022

O ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, em evento na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, para testar um novo processo de auditoria desenvolvido pelo TRE-PE em parceria com a CIn/UFPE, falou à imprensa. O ministro defendeu a “boa informação” como estratégia para combater qualquer insegurança existente contra as urnas e o processo eleitoral. Fachin destacou: “O Brasil tem eleições limpas, seguras e auditáveis. O acatamento do resultado do exercício da soberania popular é expressão inegociável da democracia pelo respeito ao sufrágio universal e ao voto secreto”, afirmou, durante o discurso.

Paz

O Ministro também comentou que o TSE irá agir contra qualquer ato que possa levar à ilicitude, mas colocou como prioridade, em suas palavras: “desenvolver um processo educativo para que haja o voto consciente”, reforçando que “a justiça eleitoral está vestida para a paz”.

Missão I

Fachin também destacou que o TSE terá três missões neste ano eleitoral, a primeira: realizar o processo eleitoral de maneira segura e auditável. A segunda: defender a democracia e a integridade das eleições.

Missão II

A terceira, nas palavras do ministro: “Até o dia 19 de dezembro deste ano, empossar os políticos eleitos (…) não abriremos mão dessa tarefa de maneira alguma”, ressaltou.

Robótica

O processo de auditoria criado pelo TRE-PE em parceria com a CIn/UFPE utiliza um braço robótico junto à inteligência artificial para realizar a habilitação do leitor e votação que ocorrem durante o teste de integridade na urna eletrônica. A iniciativa automatiza o processo de auditoria das urnas, aumentando o escopo e diminuindo a mão de obra em auditorias futuras.

Foto: Rômulo Chico/DP

Novo tempo

O pré-candidato a governador Danilo Cabral, em entrevista à Rádio Integração FM de Surubim, destacou o conjunto de ações que a Frente Popular levou para o Agreste Setentrional em quase 16 anos. Danilo, que está cumprindo agenda na região, também falou do futuro, reforçando que *Surubim e o Agreste viverão um novo tempo de desenvolvimento a partir de janeiro de 2023, com foco, sobretudo, na geração de emprego, educação profissional e melhoria da infraestrutura.”

PE na BNT

O Governo de Pernambuco e a Secretaria de Turismo do Ipojuca dividem um estande de atendimento e capacitação da BNT Mercosul em Balneário Camboriú (SC). A expectativa é de que 500 profissionais do turismo recebam o treinamento sobre os roteiros do litoral ao sertão pernambucano. A BNT Mercosul, criada em 1995, reúne profissionais de turismo

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.