29 de março de 2024
Foto: Elizabeth Souza/DP

Foto: Elizabeth Souza/DP

Compartilhar:

Bolsonaro e outros membros da equipe do Governo Federal estiveram presentes em coletiva de imprensa realizada no Recife na manhã desta segunda-feira (30) para anunciar medidas de enfrentamento à tragédia ocasionada pela fortes chuvas no estado.

Principais medidas

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira reforçou que duas Medidas Provisórias estão transitando no Congresso, com a liberação total de R$ 1 bilhão em crédito para a pasta. A verba será dividida em 50% para ações de resposta e 50% para reconstrução, como explica:

“As ações de resposta, ou seja, tudo aquilo que iremos fazer neste primeiro momento, consiste em serviços essenciais como limpeza urbana, desobstrução de vias públicas, religação de energia, reparos para sistema de abastecimento de água (…) já as ações de reconstrução, dizem respeito ao reparo de infraestruturas públicas e casas que foram parcial ou totalmente destruídas pelo desastre”, ressaltou o ministro.

Em seguida, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, que havia chegado à capital pernambucana durante o final de semana, fez um balanço das ações já tomada pelas equipes da pasta e anunciou adiantamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os contemplados:

“Todo o apoio do Governo Federal e todos os meios da assistência social (Federal) foram postos à disposição dos municípios (…) Jaboatão já recebe neste momento o apoio, e de hoje em diante estará disponibilizado a antecipação do BPC para os idosos e deficientes que tem acesso ao Benefício”, informou.

Na Sequência, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, complementou a fala anterior informando que mais de 100 homens das forças armadas estão atuando no resgate das vítimas e na ajuda aos afetados pela situação. Torres afirmou que a PRF está promovendo uma campanha nacional de arrecadação e que os interessados em ajudar podem comparecer a qualquer estabelecimento da corporação para colaborar com donativos.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, informou que o órgão está atuando em 107 municípios e anunciou algumas das políticas que serão tomadas para crédito aos afetados.

“Faremos imediatamente liberação do FGTS em até 5 dias e postergação de até 3 meses para pessoas físicas e microempresas realizarem o pagamento de todas as linhas de crédito nas regiões afetadas (…) a caixa fará todos os pagamentos pelo celular através do Caixa TEM. Daremos novos créditos com até 6 meses de carência para quem desejar, tanto em Pernambuco como em Alagoas”, anunciou.

O que diz o presidente

Bolsonaro disse que evitará a politização do tema, e que irá procurar entregar as verbas “a quem precisa” ressaltando que “evitará repasses diretos aos governadores e prefeitos”.

Sobre o alinhamento e os diálogos entre Estado e União, Bolsonaro fez críticas às gestão estadual e municipal (do Recife) e comentou que sempre atende a todos os governadores e prefeitos que solicitam ajuda, informando que não havia sido procurado pelo governador Paulo Câmara, que não esteve presente na coletiva:

“Ele (Paulo Câmara) tem seu candidato e eu respeito, quem decidirá essa questão é a população, mas num momento como esse temos que esquecer a questão política, o governador tem que arregaçar as mangas e vir trabalhar de fato”, alfinetou.

Habitação

A área mais afetada no quesito da habitação foi o Recife, que conta hoje com o maior número de desabrigados, além do recente incêndio nas palafitas. Questionado sobre as obras envolvendo os Conjuntos Habitacionais e o programa Casa Verde e Amarela, o presidente cedeu a fala ao Ministro da infraestrutura e ao Presidente da Caixa, que se posicionaram com críticas à gestão da capital sobre o tema.

O Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, falou sobre as entregas feitas pelo Governo Federal em Jaboatão dos Guararapes e criticou a “falta de procura da Prefeitura do Recife”, dizendo que os recursos federais estão disponíveis:

“Em relação à entrega das casas, em Jaboatão foram entregues 2.234 moradias, em Recife não foi o caso. O Governo Federal está aberto a receber o Governo Estadual e a prefeitura (do Recife) para que possamos ajudar, mas quem não nos procurar jamais irá colaborar para a solução do problema”, criticou

Já o Presidente da Caixa, se comprometeu a acelerar “tudo o que for de responsabilidade do programa Casa Verde e Amarela” e reforçou que as obras que estão paradas hoje, sofrem com “entraves nas licitações de gestões anteriores”.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.