19 de abril de 2024
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 17/06/2022

Seguindo o fio na política pernambucana, os dois pré-candidatos que apoiam a eleição do ex-presidente Lula (PT) no estado, Marília Arraes (Solidariedade) e Danilo Cabral (PSB), continuam a disputa para amealhar os votos dos eleitores de esquerda: Marília tem dito continuamente que o petista não terá apenas um palanque em Pernambuco, apesar de este ter declarado apoio oficial a Danilo. Apesar de não fazer parte da composição de cores de seu partido, Marília Arraes tem adotado o tom vermelho em suas reuniões e eventos estado afora. O PT-PE já deixou claro que quem apoiar publicamente a deputada federal será expulso da legenda, o que não parece ter impedido o “racha” interno. O socialista Danilo Cabral (PSB) adotou uma estratégia sutil à de Marília em encontro realizado no Sertão na última quarta-feira, dizendo que “Arraes tirou Pernambuco do escuro”, disparando diversos outros elogios ao avô da pré-candidata do Solidariedade, que já governou o estado pela Frente Popular, como tentativa de resgatar o sentimento de nostalgia dos eleitores da “esquerda raíz”.

Carta

Uma carta assinada por Paulo Câmara e escrita em nome de todos os governadores da região nordeste do Brasil (grupo denominado Consórcio Nordeste), diz haver “grave risco” sobre a aprovação do PL 18/2022, que reduz a arrecadação do ICMS sobre combustíveis, telecomunicações e energia, alegando ainda que a medida é “ineficaz” e “visa apenas manter os altos lucros da Petrobras e o rendimento dos acionistas”. A carta defende ainda que a culpa do preço elevado dos combustíveis é fruto da política de preços da estatal e que haverá prejuízo imediato de R$17,2 bilhões para os estados do nordeste.

Visita

O deputado estadual Antonio Coelho (UB) prestigiou as comemorações pelos 27 anos de emancipação do município de Lagoa Grande ao lado da vice-prefeita Catharina Garziera e do ex-prefeito Jorge Garziera. Na cidade do Sertão do São Francisco, o parlamentar aproveitou a oportunidade para visitar as obras de pavimentação realizadas nas ruas de Lagoa Grande-sede. Henrique Diniz e os ex-vereadores Iara Evangelista e Joaquim da Rocinha também acompanharam a caminhada pelas ruas asfaltadas e o bate-papo com os moradores do bairro Chafariz.

Mundo político

O procurador-geral do MPPE (PGJ), Paulo Augusto de Freitas Oliveira, recebeu o mundo jurídico e político, nos 131 anos do MPPE. Estiveram presentes os deputados Tadeu Alencar (PSB) e Eriberto Medeiros (PSB), o vereador do Recife, Eriberto Rafael (PP), além do Secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Alexandre Rebêlo, que representou o Governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), que cumpria agenda em Petrolina e enviou um vídeo parabenizando a instituição.

Mundo jurídico

O encontro reuniu ainda o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães, o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), Gustavo Massa, o Procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira e o presidente da OAB-PE Fernando Ribeiro Lins.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.