28 de março de 2024
Foto: Edson Holanda/PCR

Foto: Edson Holanda/PCR

Compartilhar:

A Ação Inverno do Recife avança e garante mais segurança e tranquilidade para famílias que moram em área comum entre as comunidades do Alto José Bonifácio e do Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife. Na manhã deste sábado (09.07), o prefeito João Campos esteve no e visitou algumas das 16 famílias que são contempladas diretamente com as obras de contenção de encosta, uma importante intervenção que tem por objetivo a prevenção contra deslizamentos. Com investimento de R$ 1.022.458,30, a obra foi executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e está dentro do pacote de intervenções que a Prefeitura do Recife vem realizando nos pontos de risco da cidade. Além do prefeito, a visita à obra já pronta contou com a presença da secretária de Infraestrutura, Marília Dantas e do secretário executivo de Defesa Civil, Cássio Sinomar. 

“Entregamos hoje a obra de contenção de barreira em área que fica entre as comunidades do Alto José Bonifácio e do Alto Santa Terezinha. Essa é uma intervenção importante para a cidade. Com muito trabalho e responsabilidade, a gente vai melhorando a infraestrutura do Recife para garantir que as pessoas estejam protegidas nos períodos de chuvas. Aqui também vamos recuperar a escadaria e colocar corrimão. Os principais elementos dessa obra são o muro de contenção, drenagem e toda a parte da tela argamassada, que é um cimento concreto com aço para segurar a encosta. Aqui temos 16 casas que agora estão protegidas”, declarou João Campos. 

No pé da barreira, numa área em que antes haviam casas que estavam comprometidas pelo risco de desabamento, o prefeito anunciou a realização de projeto para a construção de uma área de lazer para os moradores, transformando o espaço vazio em uma área segura de convivência entre vizinhos e pensada especialmente nas crianças. O projeto será desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura do Recife.

“Essa era uma área de muito risco, por isso as famílias foram retiradas e entraram no auxílio moradia, agora damos a oportunidade de voltar. Aqui também será feito projeto de área de convivência com parquinho para as crianças da comunidade, uma área de lazer e de esportes”, acrescentou o prefeito. 

As obras de contenção de encostas compreendem um conjunto de operações realizadas com o objetivo de evitar o surgimento ou agravamento dos danos na estrutura e, sobretudo, garantir a segurança e proteção dos moradores.

A realização da obra de encosta entregue às comunidades do Alto José Bonifácio e do Alto Santa Terezinha faz parte do pacote de intervenções que reforça a Ação Inverno 2022, que inclui além de contenção de barreiras, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.