20 de abril de 2024
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 16/07/2022

Oito deputados federais e dois senadores pernambucanos estão na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2022, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O deputado Augusto Coutinho é a novidade na lista deste ano, que conta com nove nomes já presentes em 2021: os deputados Danilo Cabral, Fernando Coelho Filho, Luciano Bivar, Renildo Calheiros, Sílvio Costa Filho, Tadeu Alencar e Wolney Queiroz, e os senadores Fernando Bezerra Coelho e Humberto Costa. De acordo com o Diap, os chamados “cabeças” do Congresso se diferenciam dos demais parlamentares como protagonistas do processo legislativo através de sua capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações. A lista, publicada anualmente, está na 29ª edição.

Visita I

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), estará em Pernambuco nos dias 20 e 21 de julho. Na agenda há encontros com movimentos populares e atos públicos. A caravana passará por Serra Talhada, Garanhuns e Recife, ao lado dos pré-candidatos ao governo Danilo Cabral (PSB) e ao Senado Teresa Leitão (PT).

Visita II

Na quarta-feira, o ex-presidente Lula participa de ato público em Garanhuns, no fim da manhã, e em Serra Talhada, no fim da tarde. No dia seguinte, em ato em Recife. Há expectativa de que seja durante essa visita, que a Frente Popular anuncie a vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB), como o nome escolhido para a ocupação do mesmo cargo, na majoritária para o próximo pleito. *Movimento*A pré-candidata ao governo de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade) anunciou o apoio do o ex-prefeito da cidade de Buíque, Jonas Camelo, do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmares, Enoelino Magalhães, e Noé Buarque, que foi candidato a prefeito na eleição de 2020. Eles sobem no palanque com Marília.

Vai ampliar

Em Ribeirão, no ato em que a Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (Fetape) declarou apoio à sua pré-candidatura a governador, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) assegurou que sendo eleito, sua futura gestão vai ampliar os programas de proteção social no estado. O socialista se referiu ao Chapéu de Palha e à versão estadual do Bolsa Família. As duas iniciativas são bandeiras da Frente Popular de Pernambuco. Por meio do Chapéu de Palha, o Estado atende, em média, 40 mil famílias de agricultores da cana-de-açúcar e fruticultura irrigada, além de pescadores artesanais.

Cultura

O pré-candidato a governador de Pernambuco Miguel Coelho (UB) defendeu que o governo do estado fortaleça as parcerias com empresas e entidades para ampliar os investimentos e o acesso de artistas e produtores às políticas de fomento à cultura. A apresentação das propostas para o segmento foi realizada durante uma conversa virtual com o grupo Cultura Independente.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.