24 de abril de 2024
Foto: Paulo Paiva/DP

Foto: Paulo Paiva/DP

Compartilhar:

Próximo ao prazo final para as convenções partidárias, a maioria dos candidatos que figuram no topo das pesquisas realizam suas convenções partidárias neste fim de semana, colocando um ponto final na dúvida sobre as chapas majoritárias e proporcionais.

Neste sábado, dia 30, Raquel Lyra (PSDB), deve oficializar os deputados estaduais e federais que disputarão ao seu lado o voto neste ano. Ainda na tarde de hoje (25), a tucana deve anunciar Priscila Krause (Cidadania) como sua vice. Além do anúncio, podem ser reveladas mais notícias na coletiva de hoje: especula-se nos bastidores que o anúncio para o Senado também será feito nesta tarde. Oficialmente, a definição para a candidatura ao Senado pode ficar para última hora, talvez sendo anunciado o nome apenas na data da convenção. Resta saber se a candidatura será dentro da aliança PSDB/Cidadania, ou se surgirá um apoio de última hora de um terceiro partido.

No dia 31, no domingo, Marília Arraes (Solidariedade), Miguel Coelho (UB) e Anderson Ferreira (PL) também devem oficializar as suas respectivas chapas. Com a majoritária fechada, Arraes deve definir melhor quem serão os nomes que apoiará para a Alepe e Câmara Federal.

Miguel Coelho ainda tem a vaga para o Senado de sua chapa em aberto, e vai anunciar o nome somente no dia da convenção “mantendo o suspense”, como disse o pré-candidato em suas redes sociais. Nos bastidores, o nome que recebera mais atenção foi o de Mendonça Filho (UB). Porém o ex-ministro já expressou publicamente que não tem interesse em disputar a vaga para a Casa Alta, e praticamente sagrou seu nome na disputa para deputado federal na última semana, em ato com o ex-prefeito de Petrolina na RMR. No anúncio de convenção partidária do UB, a legenda fala em lançar mais de 100 candidatos para deputado estadual e federal, somando as candidaturas do Podemos, PSC e Patriotas, aliados de Miguel em Pernambuco. O pré-candidato à presidência do União, Luciano Bivar, também estará presente.

Anderson Ferreira (PL) também já tem a majoritária fechada, uma das únicas no estado composta por apenas um partido, a chamada chapa puro sangue, com Gilson Machado para o Senado e Izabel Urquiza na vice. A grande dúvida para o pré-candidato é se o apoio do Presidente Jair Bolsonaro (PL) trará mais partidos para a sua base em Pernambuco.

Danilo Cabral (PSB) também já tem a definição de chapa da Frente popular, com vice e senadora definidas, mas as convenções ficam para o dia 5 de agosto, quando serão de fato oficializadas as candidaturas dos socialistas no estado.

Na última semana, Jadilson Bombeiro (PMB) e Claudia Ribeiro (PSTU) oficializaram as suas respectivas candidaturas e chapas majoritárias ao Governo do estado.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.