29 de março de 2024
Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar:

Após uma agitada semana de definições no cenário político local, as chapas majoritárias para as eleições estaduais de 2022 estão praticamente definidas. Para manter o eleitor informado, separamos quem são os candidatos disputando as vagas de governador, vice e senador em Pernambuco, confira:

Pernambuco na Veia

A união formada entre os partidos Solidariedade, Avante, PSD e Agir 36 tem como cabeça de chapa Marília Arraes (SD), que disputará a vaga para o Governo do Estado. O vice escolhido Sebastião Oliveira (Avante). Quem disputará a vaga no Senado na composição será André de Paula (PSD).

Pernambuco pra Cima

Fruto da junção entre PSDB e Cidadania, a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) irá encabeçar a chapa, disputando a vaga para governar o estado. Em sua vice, está a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania), e no Senado, Guilherme Coelho (PSDB) completa a majoritária. A tucana ainda não sabe se a candidata à presidência do MDB, Simone Tebet, irá apoiar de fato a sua candidatura. No entanto, a senadora já sinalizou para o apoio.

Partido Liberal

A chapa do Partido Liberal, ainda sem nome definido, será encabeçada por Anderson Ferreira (PL), com Izabel Urquiza (PL) na vice e Gilson Machado Neto (PL), concorrendo ao Senado Federal. A chapa tem o apoio do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Pernambuco com Força de Novo

A coligação entre União Brasil, Podemos, Patriota e PSC tem como líder Miguel Coelho (UB), que disputa a cadeira no Palácio do Campo das Princesas, ao lado de sua vice, Alessandra Vieira (UB). Para o Senado, foi oficializado na convenção do último domingo (31/07), o nome de Carlos Andrade Lima, completando a chapa.

Frente Popular de Pernambuco

O candidato à atual gestão, comandada pelo Governador Paulo Câmara é composta pelos partidos PSB, PT, Republicanos, Progressistas, PCdoB, Partido Verde, PDT, MDB e PROS é encabeçada pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB), tendo a atual vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) disputando ao seu lado a reeleição. Teresa Leitão (PT) fecha a majoritária e disputa o Senado. A chapa recebe o apoio do ex-presidente Lula (PT), candidato à reeleição. Os pré-candidatos, no entanto, ainda não oficializaram seus nomes por meio da convenção partidária, que só ocorrerá nesta sexta-feira (05).

Tá na Hora da Gente

Fruto da federação entre Rede e PSOL, a chapa é encabeçada por João Arnaldo (PSOL), com Eugênia Lima (PSOL), disputando o Senado e Alice Gabino (Rede), cotada para a vice.

PRTB

O PRTB oficializa neste dia primeiro de agosto a candidatura de Esteves Jacinto para o Governo do Estado. Durante o anúncio, também devem ser revelados os nomes que irão compor a disputa na vice e no Senado.

PCB

O PCB oficializou na última semana a candidatura do historiador Jones Manoel para governador. A vice fica por conta da assistente social Raline Almeida. O partido não apresentou nenhum nome para disputar a vaga no Senado.

PMB

A chapa majoritária do PMB é composta por Jadilson Bombeiro, candidato ao Governo Estadual, tenente Rose Viana na vice e Teio Ramos como candidato ao Senado. Os nomes foram oficializados no dia (22/07) na convenção partidária.

PTB

O pastor Wellington Carneiro será o postulante do PTB para o Palácio do Campo das Princesas, acompanhado pela advogada Caroline Tosaka na vice. A legenda não possui candidato ao Senado. Os nomes já estão confirmados pela convenção estadual do partido, que foi realizada neste sábado (30/07).

PSTU

Por fim, a chapa do PSTU conta com a professora Cláudia Ribeiro como candidata ao Governo de Pernambuco e Professor Mariano, do mesmo partido, na vice. Também participa pela sigla Dayse Medeiros, que concorrerá ao Senado.

Dez das onze chapas que estão na disputa nestas eleições de 2022 já realizaram as suas convenções partidárias. Apenas a Frente Popular segue indefinida, porém com os nomes praticamente consolidados na disputa. A aprovação definitiva virá nesta sexta-feira (05) com a convenção da aliança. As demais candidaturas precisam apenas de homologação do TRE-PE para viabilizar seus nomes para a disputa.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.