29 de março de 2024
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Compartilhar:

Por João Victor Paiva/DP

Compondo a coligação em torno da candidatura de Lula (PT) no plano nacional, uma aproximação semelhante entre PSB e PSOL em Pernambuco está descartada. Quem reafirma isso é Joelma Carla, co-deputada estadual do mandato coletivo Juntas (PSOL), em entrevista à Rádio Clube AM 720, nesta segunda-feira (1).

“Temos a compreensão de que Lula é a melhor opção para esse momento de Brasil que a gente vive, de tantos ataques e retrocessos, mas a gente disse: olha, em Pernambuco a gente não vai fechar com o PSB, não há condições disso acontecer. O PSB nessa frente [popular], além de estar com o PT, está com outros partidos também do centrão, da direita, e nós do PSOL temos princípios e a gente não vai apoiar o PSB no estado de Pernambuco. Isso é dado”, pontuou. 

Fundado em 2004, após a expusão de parlamentares dissidentes do PT, o partido sempre teve candidatura própria em Pernambuco e sempre fez oposição ao PSB no estado. Nas eleições deste ano, o advogado João Arnaldo (PSOL) disputará o governo do estado pela federação formada entre a sigla e a Rede Sustentabilidade.

Assim como em Pernambuco, o PSOL costumava lançar candidaturas próprias à presidência da República. Este ano será a primeira vez que a legenda deixará de concorrer ao Palácio do Planalto para apoiar o candidato de outro partido. 

“A gente do PSOL, nacionalmente, já decidiu apoiar a pré-candidatura do companheiro Lula, mas só eleger Lula não é o suficiente. Nós precisamos ter um Congresso Nacional combatente para revogar os retrocessos que tivemos nesses quatro anos desse desgoverno do Bolsonaro e a gente pretende construir uma unidade enquanto partido político, enquanto o PSOL mesmo, para construir políticas públicas, garantir as leis e garantir o direito da população brasileira, que infelizmente a gente está de mal a pior”, afirmou Joelma.

Eleitas em 2018, as Juntas tentarão manter a cadeira na Alepe no pleito deste ano. Formado por cinco mulheres, o mandato coletivo foi um dos primeiros eleitos no país. Dessa vez, duas delas tentarão alçar voos maiores: a comunicadora Carol Vergolino e a advogada Robeyoncé Lima são pré-candidatas à Câmara dos Deputados. “Nós do PSOL [em Pernambuco] nunca tivemos um deputado ou uma deputada federal eleita, e a gente pretende fazer a primeira deputada federal do nosso partido. Então, nossas duas companheiras estão indo rumo ao Congresso Nacional.”

Para ouvir à entrevista na íntegra, basta clicar no player abaixo:

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.