28 de março de 2024
Foto: Ricardo Stuckert/PT

Foto: Ricardo Stuckert/PT

Compartilhar:

O ex-presidente Lula (PT), recebeu, ao longo desta semana, apoios de diversos partidos. Com o fim das convenções partidárias se aproximando, as legendas começaram a negociar alianças com o petista. Primeiro, o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, que estava como pré-candidato ao executivo nacional pela legenda, renunciou à disputa – segundo fontes – após conversar com dirigentes do Partido dos Trabalhadores. Bivar concorrerá a deputado federal em Pernambuco, agora com o plano de ser um dos chamados “puxadores de votos” do UB. Apesar da costura, o União Brasil ainda lançará a senadora do Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke à presidência. Mais tarde, André Janones (Avante), também anunciou a retirada de sua candidatura à Presidência da República para apoiar Lula. Janones teve o mandato cassado pelo TRE-MG, assim como todos os federais eleitos pelo Avante em 2018, já que o partido está sob a suspeita de fraude nas cotas femininas. O deputado recorrerá da decisão, mas pode ficar inelegível para disputar qualquer cargo neste ano.

Vai e volta

Além das duas retiradas de candidatura, Lula pode contar com mais um apoio, o do PROS. O atual e o ex-presidente da legenda brigam na justiça para decidir quem irá manter-se à frente do partido. O atual presidente, Marcus Holanda, apoia a candidatura de Pablo Marçal (PROS), e assumiu o posto no partido após o fundador da sigla, Eurípedes Jr ser acusado pelo próprio grupo político por lavagem de dinheiro. No entanto, no último domingo, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que a presidência deveria ser concedida novamente a Eurípedes, que tem interesse em apoiar a chapa Lula-Alckmin. No entanto, na última quarta-feira o STF voltou atrás em sua própria decisão, devolvendo o posto à Holanda, o que mantém Pablo Marçal na condição de candidato. De toda forma, a candidatura do coach segue ameaçada, já que o embate judicial ainda não foi sanado por completo.

É hoje

A Frente Popular realiza hoje a convenção que vai oficializar as candidaturas de Danilo Cabral (PSB) a governador de Pernambuco, Teresa Leitão (PT) para o Senado e Luciana Santos (PCdoB) para vice. A confirmação do time do presidente Lula (PT) em Pernambuco acontecerá no Clube Português, na Zona Norte do Recife, às 15h.

Definido

Na convenção do MDB de Pernambuco, o presidente regional da sigla, o deputado federal e candidato à reeleição Raul Henry apresentou os novos postulantes do partido. Foram homologadas 22 candidaturas a deputado federal, além do apoio às campanhas de Danilo Cabral (PSB) a governador do Estado e de Simone Tebet (MDB) à Presidência da República.

Entrevista

O deputado federal Carlos Veras (PT) será entrevistado hoje, a partir das 9h, na Rádio Clube AM 720. A transmissão é simultânea pelos canais Diario de Pernambuco no YouTube e no Facebook.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.