24 de abril de 2024
Foto: Ivison Gambarra/Prefeitura do Recife

Foto: Ivison Gambarra/Prefeitura do Recife

Compartilhar:

Com o tema “Recife, capital da música”, a capital pernambucana vivenciou a quarta edição do Viva a Guararapes neste domingo (7), na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. A iniciativa da Prefeitura do Recife incentiva a população a vivenciar e conviver no centro da cidade, participando de atividades lúdicas, expressões artísticas, lazer e exercícios físicos para todas as idades. Homenageando os ritmos da terrinha, a quarta edição do evento conectou, inspirou e reavivou o sentimento do público quanto às expressões musicais que a cidade exala. Todos os polos temáticos faziam alusão a elementos e sons que remetiam do brega ao forró, do pagode ao coco de roda, perpassando pelo maracatu, caboclinho e outros estilos musicais.

“O Viva a Guararapes consegue juntar todas as potencialidades da cidade em um só evento. Na capital da música, da criatividade e da diversidade, a gente oferece uma vasta programação para toda a família. A cada edição, somos fortalecidos pelo sucesso que é o evento. Não à toa estamos levando também edições semelhantes a todos os bairros da cidade, ao longo do mês, com o Viva Recife nos Bairros”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves, relembrando o projeto que é inspirado no sucesso do evento da Guararapes.

A Avenida Guararapes foi ativada por uma espécie de “arena da música”, com discos em vinil, notas e instrumentos musicais e outros elementos. Quem chegava à quarta edição do Viva a Guararapes era recepcionado pela Banda Marcial da Secretaria de Educação do Recife ao som de marchas e dobradas. “Hoje estamos com uma vasta programação de lazer, cultura, esportes e feiras durante o dia inteiro para moradores, famílias, visitantes e turistas. O Viva a Guararapes proporciona às pessoas a oportunidade de redescobrirem todas as belezas e encantos do nosso centro histórico. O tema desta edição é ‘Recife, Capital da música’ e estamos explorando as cores, os sabores, os ritmos, a diversidade cultural da nossa cidade e do nosso estado”, compartilhou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

A tradicional e movimentada Avenida Guararapes era só voz, música e animação. Com direito a duas máquinas de karaokê para que cantores amadores pudessem se divertir e escolher as músicas preferidas para cantar no momento. “Que vai rolar a festa, vai rolar, o povo do gueto mandou avisar”, entoando Ivete Sangalo com um grupo de três amigas, a advogada Claudiana Alves, 38 anos, veio do bairro da Macaxeira para conhecer o evento da Prefeitura pela primeira vez. “Amei. Tudo lindo, que energia! Aqui a gente pode se divertir. Valeu a pena demais ter vindo”, comemorou. 

Com o tema música, claro que não poderia ficar de fora as dancinhas da moda que viralizam na internet. O evento disponibilizou lounge “TikTok” com direito a palco, ring light e caixa de som para que as pessoas pudessem se gravar fazendo dancinha coreografada ao som da música autoral da Prefeitura do Recife:  “Recife é pra ficar”. Perto dali, com a mesma energia e animação, a aposentada Maristela Ramo, 69 anos, do bairro de Água Fria, dançava com mais 12 amigas o Manguebeat. “Já vim para todas as edições. Não podia faltar a essa. Nós fazemos parte de um grupo de integração e convivência que estimula os passeios. É tão importante pra gente chegar até aqui”, compartilhou. 

Ao longo de cerca de 200 metros de extensão da Avenida Guararapes, a população pode aproveitar uma série de atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, feira literária, de economia criativa e geek e de outros gêneros, tudo com o toque musical. Ambientado em espaço que remetia à música, o Polo Sesc contou com apresentação de passistas e oficina de Frevo. No Palco Esportivo, o foco foi  o Passinho e o Coco de Roda. Todas as atrações musicais escaladas para o Polo Cultural e Artístico – como o Maracatu Baque Mulher, Forró do Escaletador, Samba Star, Faringes da Paixão e outras – exaltaram ritmos típicos da cidade. O Polo Sebo, na Praça do Sebo, ofereceu contação de histórias infantis com Mari Bigio e Cordel Animado e oficina de musicalização com a Fada Magrinha. 

Fazendo compras no Polo de Economia Criativa, o empreendedor Douglas Pedrosa, 27 anos, de Piedade, já coleciona a participação em edições. “Essa é minha terceira vez aqui. Eu acho incrível um evento como esse com várias atrações culturais e esportivas. Aqui é um local para todas as idades poderem se divertir e curtir o centro”, destacou. 

Com um tom especial, a edição deste domingo do Viva a Guararapes exaltou os ritmos que marcam a cultura recifense, inspirado no reconhecimento feito pela UNESCO, em novembro passado, em o Recife ser considerado a “Cidade Criativa” na categoria Música. Desde então, a capital pernambucana passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, formada por 295 cidades em 90 países, que tem por objetivo favorecer a cooperação e o fortalecimento da criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável, nos aspectos econômico, social, cultural ou ambiental. Além disso, no ano passado, a Prefeitura reconheceu o movimento Brega como cultural imaterial do município.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.