20 de abril de 2024
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhar:

O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Alexandre Rebêlo, apresentou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias à Comissão de Finanças da Alepe. A LDO orienta a elaboração do orçamento público para o ano seguinte. O secretário avalia que, apesar do contexto de crise econômica nacional e gastos com o combate à Covid, Pernambuco está com as finanças equilibradas. “A gente voltou a ter capacidade de investimento. No ano passado, discutimos aqui, que a gente projetava poder voltar a investir forte no estado, fazer quase 5 bilhões de investimento nesses últimos dois anos e, de fato, estamos conseguindo chegar nesse patamar”. A administração estadual foi valorizada pelo líder do Governo, Isaltino Nascimento, que destacou que Pernambuco tem uma situação financeira privilegiada em relação à maioria dos outros estados brasileiros por conta da gestão realista em um período de graves crises nacionais.

Meta I

O candidato ao governo do estado Miguel Coelho (UB) afirmou que Pernambuco precisa recuperar a capacidade de investimento para voltar a ser a locomotiva do Nordeste. Durante entrevista em Caruaru, ele renovou o compromisso de realizar o maior programa de investimento da história para transformar o estado em um grande canteiro de obras. Somente na recuperação das estradas, Miguel se comprometeu a investir R$ 400 milhões por ano, além de implementar um grande programa de duplicações de rodovias.

Meta II

A Prefeitura do Recife chegou a marca de 500 obras concluídas do Programa Parceria em 2022, ação em que a Secretaria Executiva de Defesa Civil entra com a assistência técnica e o material de construção, enquanto a comunidade participa com a mão de obra. Até agora, já são mais de 1.300 famílias diretamente beneficiadas pelo projeto. Em reunião de pactuação, o prefeito João Campos reforçou a meta de concluir 1.000 intervenções até o final do ano.

Celebração

Celebrando a produção musical erudita dos séculos XVIII e XIX, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza dois concertos, gratuitos e abertos ao público, hoje e amanhã, no Teatro de Santa Isabel. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação, com uma novidade, que a Prefeitura do Recife está implementando para assegurar acolhida, atenção e respeito ao público cativo das programações culturais da cidade: quem ficou na fila e não conseguiu entrar no último concerto da Orquestra, mas deixou o nome cadastrado, terá prioridade no acesso às apresentações.

Calamidade

A Comissão de Justiça da Alepe aprovou os projetos de decreto legislativo, de autoria da Mesa Diretora da Casa, que reconhecem o estado de calamidade pública em Quipapá, na Mata Sul, e em Canhotinho, no Agreste Meridional. A medida, que vale por 60 dias, flexibiliza as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, permitindo maior agilidade aos gestores dos dois municípios para a contratação de obras e de pessoal, com o objetivo de diminuir os transtornos causados pela intensa chuva que provocou enchentes e inundações nas duas cidades.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.