28 de março de 2024
Foto: Edson Holanda/PCR

Foto: Edson Holanda/PCR

Compartilhar:

A prefeitura do Recife anunciou, na manhã da terça-feira (09), o “Recife Cuida”, que trará investimentos na ordem dos R$ 400 milhões para reestruturar o setor da saúde na capital pernambucana. O prefeito João Campos explicou que o valor será destinado à contratação de mais profissionais, implantação do novo modelo de gestão, melhoria na infraestrutura das unidades e implantação da saúde digital.

As mudanças já começaram este ano e devem ser finalizadas até 2024.

“O Recife Cuida é um grande plano para a saúde do Recife, pensado em quatro eixos distintos. Um deles é o fortalecimento de profissionais, onde uma das prioridades é a gente aumentar o número de profissionais para a gente poder ter a presença deles trabalhando e atendendo os recifenses (…) Aliando tecnologia e transformação digital à Saúde do Recife, como fizemos no processo da vacina contra a covid-19, a gente fez um incremento no Conecta Recife para fortalecer o eixo de Saúde, que já pode ser acessado a partir de hoje. A gente tem uma esteira grande pela frente em que serão entregues vários serviços que terão a possibilidade do digital. Para isso, a gente leva a infraestrutura de acesso, computador e internet para os locais e criando os sistemas necessários.”, explicou o prefeito.

O Recife Cuida terá como um dos focos o reforço na humanização do atendimento, com o reforço no quadro de profissionais, além de um novo modelo de gestão que vai monitorar dos resultados das Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas Tradicionais (UBT), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Policlínicas e Hospitais.

Já na parte de infraestrutura, o trabalho da Prefeitura do Recife será voltado para melhorar, requalificar e expandir a Rede Municipal de Saúde, com 145 equipamentos passando por obras. A Rede contará ainda com três novas Unidades Públicas de Atendimento Especializado (UPAE): no Ibura, que já foi inaugurada em julho; em Casa Amarela e na Mustardinha. Serão implantados, ainda, dois novos Centros de Parto Normal (CPN) nas Maternidades Arnaldo Marques, no Ibura, e Bandeira Filho, em Afogados. O Hospital da Criança vai sair do papel com ambulatórios especializados, leitos de enfermaria, UTI, além de um centro de reabilitação física e intelectual.

“A gente lança hoje o modelo de gestão em que vamos reconhecer as boas práticas na nossa rede, qualificar as unidades e valorizar o profissional, aliando tecnologia à saúde, com soluções para o usuário, com 100% da rede informatizada e conectada. Sem esquecer da infraestrutura, com requalificação e forma da rede para expandir cada vez mais”, ressaltou a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.

O Atende em Casa, aplicativo inicialmente pensado para orientar pessoas com sintomas suspeitos de covid-19, no início da pandemia, e, mais recentemente, de influenza, vai aumentar a sua capacidade de atendimento. Além disso, haverá reforço na aquisição de insumos para atendimento médico-hospitalar, tendo maior controle sobre o próprio estoque e uma nova frota com 76 veículos vai reforçar as necessidades do sistema de saúde do município.

Confira algumas das mudanças propostas pelo Recife Cuida:

Recursos humanos

Para reforçar os atendimentos da Rede Municipal de Saúde, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife já contratou 1.409 novos trabalhadores aprovados em concursos públicos, entre médicos, enfermeiros, profissionais de Educação Física, assistentes sociais, agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asace), agentes comunitários de saúde (ACS), entre outros. Desse total, 1.280 novos profissionais foram chamados este ano. Outros 146 trabalhadores serão chamados a partir de hoje. 

Novo modelo de gestão

No eixo da criação de um novo modelo de gestão, 222 coordenadores de unidades de saúde e supervisores dos Distritos Sanitários vão passar a atuar, fazendo o monitoramento dos resultados das Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas Tradicionais (UBT), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Policlínicas e Hospitais. Além disso, com o objetivo de acompanhar, monitorar e aperfeiçoar os atendimentos, haverá o pagamento de bônus por desempenho. Com isso, serão instituídos diferentes níveis de gratificações que podem ser atribuídas conforme as atividades desempenhadas por esse profissionais.

Saúde digital

Para facilitar o acesso e a comunicação entre os usuários e os serviços ofertados pela Secretaria, o Conecta Recife será ampliado e passará a contar com seis novas funcionalidades. Agora, o usuário poderá acompanhar a agenda de consultas e exames com a possibilidade de solicitar remarcação, por exemplo. Além disso, haverá ainda as seguintes opções: onde posso ser atendido; meus agendamentos; cuidados covid-19 / influenza; serviços prestados; rede de atendimento e um tira-dúvidas com a assistente virtual SUSI via WhatsApp. A Empresa Municipal de Informática (Emprel), em parceria com a Sesau e a Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), foi a responsável pelas novas aplicabilidades.

Prontuário Eletrônico Universal

Ainda dentro da transformação digital, a Secretaria de Saúde vai ampliar a utilização do prontuário eletrônico para todos os equipamentos da Rede Municipal, facilitando a integração e a comunicação dos dados entre os serviços. Atualmente, o registro online é utilizado apenas nas Unidades de Saúde da Família (USF). Para dar conta desta mudança, a gestão municipal está investindo na compra de novos computadores e tablets, e aprimorando a conexão de internet nas unidades. 

Requalificações e reformas

Na área de infraestrutura, o trabalho da Prefeitura do Recife será voltado para melhorar, requalificar e expandir a Rede Municipal de Saúde. Para isso, 145 equipamentos vão passar por obras – desse total, 71 são unidades da Atenção Básica, 14 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 18 da Média e Alta Complexidade e 42 do Programa Academia da Cidade. Além disso, uma nova frota com 76 veículos vai reforçar as necessidades do sistema de saúde do município. 
 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.