23 de abril de 2024
Foto: Divulgação/TSE

Foto: Divulgação/TSE

Compartilhar:

Vinte e sete mil, oitocentos e oitenta e nove (27.889). Este é o número de registros de candidaturas que chegaram até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições federais de 2022 (sem levar em conta os cadastrados para as vagas de 1º e 2º suplente). Os dados estão disponíveis para consulta pública através do site DivulgaCandContas, do Próprio TSE.

12 candidatos à presidência, 223 candidatos aos governos estaduais, 234 concorrentes ao Senado, mais de 10 mil candidatos a deputado federal e mais de 15 mil para deputado estadual. Assim estão distribuídas as candidaturas para as eleições deste ano.

Pernambuco

Trazendo à tona apenas o recorte estadual, serão 11 candidatos ao Governo do Estado, 9 candidatos ao Senado Federal, 458 candidatos a deputado federal e 594 registros para deputado estadual.

No âmbito federal, Pernambuco escolherá 26 ocupantes para as cadeiras no Congresso Nacional: vinte e cinco na condição de deputado(a) federal e um Senador(a). No cenário estadual, além do governador, serão escolhidos 49 nomes para atuarem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na condição de deputado (a) estadual.

Comparativo

O número total registros de candidaturas em todo o Brasil foi cerca de 1,3% menor do que em 2018, quando foram realizadas as últimas Eleições Gerais Federais. Na ocasião, foram 28.305 pedidos enviados ao TSE.

No estado, o número de candidatos ao Governo de Pernambuco quase dobrou em relação às últimas eleições, quanto 6 nomes estiveram na disputa. Já entre os deputados federais e estaduais, houve redução no número de candidatos em comparação com 2018.

Vale ressaltar que estes dados são referentes ao registro de candidaturas no TSE, o que não necessariamente reflete no número final de candidatos, já que o Tribunal pode indeferir algumas das solicitações. A exemplo do candidato à presidência Pablo Marçal (Pros), que aguarda na justiça a validação de seu nome na disputa eleitoral, após uma série de divergências com o seu partido.

Todos os dados compilados nesta reportagem podem ser conferidos através do site oficial: https://divulgacandcontas.tse.jus.br

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.