Elizabeth Souza- Diario de Pernambuco
Em agenda política pelo Sertão de Pernambuco, a candidata ao governo Raquel Lyra (PSDB) participou, nesta segunda-feira, de uma sabatina na Rádio Cultura FM, em Serra Talhada, reduto do candidato a vice na chapa de Marília Arraes, o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante). Integrando uma das famílias tradicionais na política pernambucana, Raquel, em indireta a seus adversários, disse não tirar vantagens da sua linhagem. “Nunca me escorei num sobrenome”, declarou.
“O que eu quero é mudar Pernambuco de verdade e ser esse instrumento de mudança que nossa gente precisa. O povo de Pernambuco vencerá essas eleições para tirar o PSB dessa história”, destacou Raquel. “Nunca me escorei num sobrenome, nem em uma candidatura nacional”, completou. A família Lyra, uma das principais na cena política pernambucana, é composta por nomes que marcaram a história do estado, como o ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto. Além de Raquel, outros nomes que disputam o Palácio das Princesas também integram famílias que possuem históricos na política estadual, como Marília Arraes, Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (UB).
“Pernambuco vive o pior momento da sua história. Somos campeões de desemprego. E o povo enxerga na gente a possibilidade de ter um rumo diferente para o nosso estado”, disse Raquel em tom de crítica à atual gestão do PSB, comandada por Paulo Câmara.
Prefeita por dois mandatos da cidade de Caruaru, no Agreste, Raquel prometeu uma gestão voltada para as demandas do interior do estado. “Serei a primeira governadora eleita do interior do estado de Pernambuco (…) que sabe das suas dores, da falta de acesso à água, à estrada, à saúde”, destacou. “Dos que não são enxergados – a não ser no momento eleitoral, de quem vem aqui, bota a bandeira de alguma cor, fica brigando, oprimindo, sufocando, e exigindo que se dê um voto”.
Promessas
Dentre as propostas apresentadas, Raquel Lyra destacou o compromisso com o combate à escassez de água nas regiões interioranas, mencionando ações como perfuração de poços, microssistemas de abastecimento de água, barreiro, barragem. “E também trabalhar o Canal do Sertão para o Araripe, que vai permitir também a gente poder estender perímetros irrigados, para que a gente possa fortalecer a agricultura”, prometeu a candidata, que também mencionou os benefícios da medida, como a transição de agricultura familiar para uma “agricultura mais forte com a capacidade de gerar mais emprego, mais renda e até exportar”, concluiu.
Além disso, Raquel reforçou o compromisso para construção da Delegacia da Mulher e do Instituto de Medicina Legal (IML) de Serra Talhada, reduto da família Oliveira, da qual Sebastião Oliveira, candidato a vice-governador na chapa liderada por Marília, faz parte.