Agência Xinhua
Brasília – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), com 42,3%, e o presidente Jair Bolsonaro, com 34,1%, continuam na frente das intenções de voto para as eleições gerais de outubro no Brasil, de acordo com uma nova pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
A pesquisa, realizada pelo instituto MDA, indica um ligeiro aumento das preferências por ambos os candidatos com relação à pesquisa anterior, divulgada em maio, quando Lula tinha 40,6% e Bolsonaro, 32%.
“Lula lidera entre os que têm renda até dois salários-mínimos, com escolaridade até o nono grau, católicos e da região nordeste. Bolsonaro, por sua vez, tem a preferência dos que têm renda acima de dois salários-mínimos, com estudos médios ou superiores, evangélicos, e moradores das regiões sul e centro-oeste”, informou a CNT.
Ciro Gomes, do partido Democrático Trabalhista (PDT) vem em terceiro lugar, com 7,3%, ligeiramente superior aos 7,1% de maio, seguido pela senadora Simone Tebet, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 2,1%, frente aos 2,3% da última pesquisa da CNT.
Outros candidatos não alcançaram 1%. Os votos em branco ou nulos somam 5%, e os indecisos são 7,8%.
Os brasileiros irão às urnas em 2 de outubro para eleger presidente e vice-presidente, governadores, deputados e senadores.
Um eventual segundo turno para presidente e governadores se realizará em 30 de outubro.
Segundo a pesquisa CNT/MDA, no segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 50,1% a 38,8%. Na pesquisa anterior, Lula tinha uma vantagem de 50,8% contra 36,8% de Bolsonaro.
A MDA realizou 2.002 entrevistas entre 25 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.