Deu tudo certo. Quando os leitores acordaram nesta quarta-feira, a capa do Diario trazia com pleno destaque a notícia mais relevante da madrugada. A reeleição do presidente norte-americano Barack Obama foi definida pelas principais redes de TV dos Estados Unidos por volta de 1h20 (no horádio do Recife). Na redação do jornal, monitores ligados na CNN e computadores acompanhando toda a movimentação nas redes sociais. OK. Havia tempo para trazer a notícia atualizada na capa da edição que foi para às ruas da Região Metropolitana do Recife e para os assinantes do jornal.

Conseguimos isto na histórica eleição de Obama em 2008 – também atravessando a madrugada – e não poderíamos fazer diferente desta vez.

 

Agora, neste post, a intenção é mostrar todo o processo por trás desta atualização. O primeiro passo foi definir uma capa para a 1ª edição do jornal, que obrigatoriamente seria rodada mais cedo – antes da apuração nos Estados Unidos apontar qualquer cenário. Esta edição, com outra manchete, tinha como destino as cidades do interior do estado, caso contrário o esquema de logística e distribuição ficaria inteiramente comprometido.

 

Depois de liberada a versão para o interior, foi iniciada uma corrida contra o relógio. A votação equilibrada manteve o cenário de indefinição e a expectativa de alguns especialistas era de que o resultado não seria conhecido naquela madrugada. Conscientes disso, trabalhamos com uma manchete que mostrava este equilíbrio entre Obama e Romney, numa clara divisão entre os estados. Chegamos, inclusive, a fazer duas versões. Optaríamos pela segunda.

Mas, aos poucos, o cenário foi mudando. Os números dos estados de Ohio, Flórida e Colorado apontavam para a vitória de Obama… e o resto da história, todos já sabem. Ou melhor, todos já viram.